COP-27: Lula vai à conferência do clima no Egito nos dias 17 e 18 de novembro

Presidente eleito recebeu convites da ONU e do governo egípcio, além do consórcio de governadores da Amazônia Legal

PUBLICIDADE

Foto do author João Gabriel de Lima
Atualização:

O presidente eleito do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, vai participar da Conferência das Partes sobre o Clima (COP-27), em Sharm El Sheik, nos dias 17 e 18 de novembro. A informação foi confirmada pela Embaixada do Brasil no Egito.

Lula foi convidado primeiro pelo governador reeleito do Pará, Helder Barbalho (MDB), em nome do Consórcio de Governadores da Amazônia Legal, e na sequência pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pelo presidente do Egito, Abdul Khalil El-Sisi.

A expectativa é de que o petista aproveite a participação nos dias finais da COP-27 para reforçar ao mundo seu compromisso com a agenda ambiental.

A COP-27 vai até o dia 18 de novembro em Sharm El-Sheikh, no Egito. Foto: Mohammed Salem/Reuters

PUBLICIDADE

“O Brasil precisa voltar a ser um protagonista nas discussões sobre a crise climática. Afinal, temos a maior floresta tropical do planeta”, disse em entrevista ao Estadão na semana passada a economista Ana Toni, diretora do Instituto Clima e Sociedade e organizadora do pavilhão da sociedade civil do País na COP-27.

O soft power nacional na questão ambiental é reconhecido internacionalmente e essa será uma oportunidade de retomar o posto após os quatro anos do governo de Jair Bolsonaro, que não deve participar do evento.

Publicidade

“A importância da presença dele (Lula) está na necessidade de catalisar as agendas ambiental e social”, diz a ex-ministra do Meio Ambiente nas gestões petistas Izabella Teixeira - conselheira da COP-27. “Lula é uma voz estratégica.”

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.