A cidade de São Paulo terá mais um dia marcado por temperaturas elevadas e forte calor. Nesta quinta-feira, 13, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a máxima será de 33ºC. Além dos termômetros em elevação, também há risco de fortes chuvas no período da tarde com possibilidade de alagamentos.
A capital paulista está em estado de atenção para altas temperaturas desde 6 de janeiro deste ano. “É recomendado suspender exercícios físicos ao ar livre entre 11h e 16h, beber muita água, usar protetor solar e, se possível, manter-se protegido do sol. Atenção especial para as crianças e idosos que desidratam mais rapidamente”, alerta o órgão municipal.
A maior média de temperatura máxima do ano permanece a registrada em 22 de janeiro com 34,5°C na cidade. Já a maior máxima absoluta, que é aquele valor registrado em um único local, foi registrada na estação meteorológica de Perus, na zona norte, com 35,9°C no mesmo dia, de acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Prefeitura de São Paulo.
Entre o meio e o fim da tarde desta quinta-feira, o tempo deve mudar. “Quando a combinação de calor com a entrada da brisa marítima favorece a formação de áreas de instabilidade que provocam chuva em forma de pancadas isoladas com até forte intensidade e acompanhadas de rajadas de vento e descargas elétricas”, acrescenta o CGE.
Nos próximos dias, a massa de ar quente mantém as temperaturas elevadas na cidade de São Paulo, assim como a possibilidade de pancadas de chuva no período da tarde.

Veja a máxima prevista para outras capitais nesta quinta-feira:
- Belém: 31ºC
- Boia Vista: 34ºC
- Campo Grande: 32ºC
- Fortaleza: 31ºC
- Goiânia: 31ºC
- João Pessoa: 33ºC
- Macapá: 32ºC
- Maceió: 32ºC
- Natal: 31ºC
- Recife: 31ºC
- Rio de Janeiro: 39ºC
- São Paulo: 33ºC
- Teresina: 32ºC
- Vitória: 33ºC