SP tem 2 mortes após ventania causada por ciclone: idosa eletrocutada e jovem atingida por tronco

Ventania atinge vários pontos do Estado ao longo desta quinta; Defesa Civil diz que velocidade das rajadas devem diminuir

PUBLICIDADE

Foto do author José Maria Tomazela
Atualização:

Uma idosa de 80 anos morreu em Itanhaém, no litoral de São Paulo, nesta quinta-feira, 13, após ser vítima de uma descarga elétrica causada pela queda de um galho sobre o fio de alta tensão. Em São José dos Campos, no interior, uma jovem de 24 anos ficou gravemente ferida quando um tronco desabou sobre o carro onde fazia aula de auto-escola; ela chegou a ser internada, mas morreu no fim da tarde. O Estado tem registrado fortes ventos nesta quinta, reflexo da passagem do ciclone extratropical que passa pelo Sul do País.

Uma jovem de 24 anos morreu após ser atingida por uma árvore derrubada pela ventania sobre o carro que ela dirigia, por volta das 11 horas da manhã Foto: Corpo de Bombeiros

Segundo a Polícia Militar, o cabo de média tensão rompeu após ser atingido por galhos de uma árvore quebrados pelo vento em Itanhaém. A idosa Iracy Alves de Oliveira e Silva foi encontrada caída em uma calçada, no bairro Iemanjá. Testemunhas disseram aos PMs que a casa em que mora ficou sem energia e ela saiu para a rua para ver o que causou o apagão e acabou encostando em fios derrubados.

Ventania derrubou árvores também na capital paulista Foto: Reprodução/TV Globo

PUBLICIDADE

A fiação ficou enroscada no corpo e foi necessário desligar o sistema para o resgate. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado, mas já encontrou a mulher sem vida. A Neoenergia Elektro, responsável pelo fornecimento, disse que enviou técnicos ao local para isolar a área.

Em outro caso, uma jovem de 24 anos morreu após ser atingida por uma árvore derrubada pela ventania sobre o carro que ela dirigia, por volta das 11 horas da manhã desta quinta-feira em São José dos Campos. O acidente aconteceu em uma avenida do Jardim Esplanada. A jovem fazia aula prática para tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) quando o tronco desabou sobre o veículo.

Desde o acidente, ela estava internada no Hospital Municipal São José, na Vila Industrial. A morte foi confirmada por familiares.

Publicidade

O instrutor da auto-escola não ficou ferido, mas foi atendido em estado de choque pelo Corpo de Bombeiros. A jovem foi levada pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) ao Hospital. O Corpo de Bombeiros informou que as causas serão apuradas, mas ventava forte quando o acidente aconteceu. A Escola Megatran informou que está dando “todo apoio e suporte” à família da jovem.

Na capital, a ventania causou desabamentos e quedas de árvore. No litoral, as rajadas também interromperam o serviço de balsas entre Guarujá e Bertioga e chegou a parar a travessia na região de Ilhabela, mas a operação foi retomada com capacidade reduzida.

Vento deve diminuir de intensidade nas próximas horas, diz Defesa Civil

Segundo a Defesa Civil, com o deslocamento do ciclone extratropical em sentido ao oceano, a tendência para as próximas horas é de que os índices de velocidade média de vento diminuam, as rajadas de vento também devem acompanhar este comportamento.

Com o início da noite, essas velocidades devem diminuir. Mas, com o avanço de uma frente fria sobre a região trazendo umidade, deve haver possibilidade de ocorrência de chuva para toda faixa norte do Estado durante a madrugada da sexta-feira, 14.

Além disso, a presença de um centro de Alta Pressão, localizado no norte da Argentina, direciona a entrada de uma massa de ar fria sobre a região, derrubando as temperaturas e garantindo assim a sensação de frio intenso nas primeiras horas desta sexta.

Publicidade

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.