O feriado da Proclamação da República na capital paulista será o quinto dia consecutivo com máxima acima dos 34ºC. Já é o oitavo dia em que as temperaturas ultrapassam os 31°C. A previsão é de que os termômetros marquem 36°C, de acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura.
No decorrer do dia, o sol e o calor intenso predominam. Entre o fim da tarde e o início da noite, a combinação entre calor e a brisa marítima forma áreas de instabilidade que provocam pancadas isoladas com trovoadas, de curta duração.
Segundo o CGE, a onda de calor segue nos próximos dias, com probabilidade de novos recordes de temperatura até quinta-feira, 16. Há previsão de retorno de chuvas mais fortes entre o sábado, 18, e a segunda, 20, com grandes volumes de precipitação.
Frente fria chega a SP no fim de semana e derruba as temperaturas, diz Climatempo
As temperaturas devem começar a cair a partir da sexta-feira, 17, em São Paulo, segundo o Climatempo. A previsão indica uma diferença na temperatura entre a tarde de sexta e a do domingo, 19, em torno de 10°C, com a chegada de uma frente fria.
São Paulo ainda tem chance de quebrar o recorde histórico de calor na quinta-feira, 16. O Climatempo prevê a possibilidade da temperatura alcançar 38°C. Mas, a partir da sexta, 17, o calor deve começar a diminuir e a passagem de uma frente fria no fim de semana “derruba de vez a temperatura”. No entanto, essa frente eleva novamente o risco de temporais na região metropolitana.
A temperatura fica assim nos próximos dias:
- Quinta-feira, 16: Máxima de 38°C e mínima de 22ºC;
- Sexta-feira, 17: Máxima de 35°C e mínima de 21ºC;
- Sábado, 18: Máxima de 32°C e mínima de 22ºC;
- Domingo, 19: Máxima de 25°C e mínima de 19ºC;
Alerta de grande perigo
Em todo o País, 2.707 municípios estão sob alerta máximo por causa da forte onda de calor que atinge o Brasil nesta semana, segundo balanço do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Isso representa quase metade das 5.565 cidades brasileiras.
O órgão federal estendeu até sexta-feira, 17, o alerta de “grande perigo” em diferentes Estados. A situação atinge, principalmente, as regiões Sudeste e Centro-Oeste, mas também se estende por outras localidades do País.
Nesta segunda-feira, 13, a cidade de São Paulo teve o dia mais quente do ano, também conforme o Inmet. A temperatura máxima foi de 37,7°C, a maior para um mês de novembro desde o início das medições, em 1943. Também foi a segunda maior temperatura registrada pelo Inmet em São Paulo ao longo desses 80 anos.
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.