O frio mais acentuado tem previsão para chegar em 12 de abril na regiões Sul e central do País, segundo a empresa de meteorologia Metsul. O órgão projeta outra queda nos termômetros na primeira semana de maio.
Os modelos da empresa conseguem prever que, dentro de um período de 45 dias, cidades espalhadas por São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul terão declínio na temperatura como efeito da chegada de uma massa de origem polar.

“Selecionamos algumas cidades como Bagé, Porto Alegre, General Carneiro (PR), Bauru (SP) e Dourados (MS). Olhando apenas para a projeção das mínimas nos gráficos, linhas em azul, é possível ver um padrão de declínio da temperatura nas cidades listadas ao redor do dia 12 de abril e, posterior a isso, no começo de maio, por volta do dia 4″, disse a meteorologista Estael Sias, da MetSul, no site da empresa.
O frio nas duas datas, porém, não deverá se estender. Nas representações dos modelos da empresa, as linhas de temperatura sobem logo no dia seguinte às da queda acentuada.

No geral, a MetSul diz que o outono deste ano deverá ser marcado por temperaturas acima da média para a estação, que deixarão os dias amenos.
Isso se deve aos efeitos do aquecimento global e ao fato do planeta estar vivendo um período sem influência dos fenômenos climático do El Niño e do La Niña, responsáveis por mudanças no regime de chuvas e o padrão das temperaturas.
Períodos prolongados de frio, que ultrapassam os cinco dias, deverão ser sentidos apenas no inverno, conforme apontam os prognósticos da MetSul.