Quais são os parques nacionais mais visitados do Brasil? Veja lista

Demanda por experiências ao ar livre e perto da natureza aumentou no último ano, segundo dados do ICMBio

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Os parques nacionais do País tiveram um pico de visitação no ano de 2023, com o registro histórico de 11,8 milhões de pessoas – 15% a mais que o total de visitações no ano anterior. Os números são do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que administra as unidades de conservação federais.

O recorde em comparação aos anos anteriores reflete uma recuperação dos números pré-pandemia, além de uma crescente demanda por experiências ao ar livre e em contato com a natureza.

  • O Parque Nacional da Tijuca, o maior parque urbano do mundo, instalado na cidade do Rio de Janeiro, segue como líder do ranking de visitas. Em 2023, o lugar alcançou pela primeira vez a marca histórica de mais de 4 milhões de pessoas.

A unidade passou de 3.542.778 frequentadores em 2022 para 4.464.257 no último ano. Suas trilhas, cachoeiras e vistas panorâmicas continuam a cativar brasileiros e estrangeiros, oferecendo passeios e caminhadas no meio da floresta.

Publicidade

O Centro de Visitantes Paineiras (foto) dá acesso às trilhas do Parque Nacional da Tijuca, no Rio de Janeiro. São mais de 200 quilômetros de caminhada, com direito a cachoeira e diferentes graus de dificuldade, atendendo a diversos públicos. Lá, fica a trilha que liga o Corcovado ao Parque Lage.  Foto: Centro de Visitantes Paineiras

PUBLICIDADE

O analista ambiental Leonardo Freitas, da equipe de uso público do Parque Nacional da Tijuca, disse que o aumento de cerca de 25% na visitação aconteceu de forma bem distribuída em toda a unidade.

“A Floresta da Tijuca e o Parque Lage, nos quais não há cobrança de ingresso, receberam cerca de 30% a mais de visitantes na comparação com 2022, enquanto o Corcovado e a Vista Chinesa aumentaram o seu público em 27% e 15%, respectivamente”, avalia.

A pesquisa Tendências de Turismo 2024, realizada pelo Ministério do Turismo, aponta que o turismo de natureza/ecoturismo como a segunda principal motivação do viajante brasileiro, com 27% da preferência dos entrevistados, atrás apenas do turismo de sol e praia, o favorito de 59% dos consultados, o que contribui para embasar a visitação aos parques nacionais.

“O Ministério tem apostado cada vez mais no fomento ao segmento do ecoturismo como uma política pública para a promoção do turismo sustentável, pois, em especial depois da pandemia de covid-19, as pessoas passaram a buscar mais essa forma de conexão com a natureza, aliada a ações de preservação das nossas riquezas naturais”, explica a coordenadora-geral de Sustentabilidade e ações climáticas do Ministério do Turismo, Carolina Fávero.

Publicidade

Confira o ranking dos 10 parques nacionais mais visitados do País em 2023:

  • 1º - Parque Nacional da Tijuca, no Rio de Janeiro, com 4.464.257 visitações;
  • 2º - Parque Nacional do Iguaçu, no Paraná, com 1.800.225 visitações;
Parque Nacional do Iguaçu, onde ficam as cataratas, foi a segunda área mais visitada  Foto: Nilmar Fernando/Urbia Cataratas
  • 3º - Parque Nacional de Jericoacoara, no Ceará, com 1.487.283 visitações;
Parque de Jericoacoara fica no litoral cearense Foto: Governo do Ceará
  • 4º - Parque Nacional da Serra da Bocaina, na divisa de São Paulo com o Rio de Janeiro, com 715.537 visitações;
  • 5º - Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha, em Fernando de Noronha, com 618.238 visitações;
Fernando de Noronha se situa no litoral pernambucano Foto: Herminio Oliveira/Agência Brasil

PUBLICIDADE

  • 6º - Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, no Maranhão, com 408.235 visitações;
  • 7º - Parque Nacional e Histórico do Monte Pascoal, na Bahia, com 323.149 visitações;
  • 8º - Parque Nacional de Brasília, no Distrito Federal, com 300.603 visitações;
  • 9º - Parque Nacional de Ubajara, no Ceará, com 210.898 visitações;
  • 10º - Parque Nacional da Serra dos Órgãos, no Rio de Janeiro, com 208.974 visitações.

/AGÊNCIA BRASIL

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.