Representantes da Argentina deixam a COP-29 por ordem de Milei

Para o presidente argentino, a crise climática é uma ‘mentira socialista’

PUBLICIDADE

Foto do author Karla Spotorno
Atualização:

BAKU - Representantes da Argentina tiveram de sair da 29.ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP-29), em Baku, capital do Azerbaijão, e voltar ao país por ordem do presidente Javier Milei. O presidente tem posições conhecidas contra o debate sobre mudanças climáticas, na mesma linha que o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump. Para Milei, a crise climática é uma “mentira socialista”.

Representantes da delegação argentina deixaram a COP antes do término da cúpula. Foto: Rafiq Maqbool/AP

PUBLICIDADE

As plenárias de alta liderança - leia-se chefes de Estado - da COP chegaram ao fim. Assim, o vice-presidente do Brasil, Geraldo Alckmin, chefe da comitiva brasileira, retorna na quinta-feira, 14, ao País. Alckmin deve participar do encontro do G20.

Também retorna ao Brasil a comitiva ministerial composta por Renan Filho, ministro dos Transportes; Marina Silva, ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima; Paulo Teixeira, ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar; Sônia Guajajara, ministra dos Povos Indígenas. A secretária-Geral das Relações Exteriores do Ministério das Relações Exteriores (MRE), embaixadora Maria Laura da Rocha, e o secretário de Clima, Energia e Meio Ambiente do MRE, embaixador André Corrêa do Lago, também retornam.

O embaixador e a ministra Marina Silva também devem participar da agenda do G20. Na semana que vem, retornam para Baku para participar dos últimos dias da conferência do clima.

Publicidade

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.