‘Thor’ das aranhas: parque australiano registra maior macho de espécie mais perigosa

Espécime de aranha-teia-de-funil anunciado por zoológico tem 9,2 centímetros

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação

O Australian Reptile Park, zoológico a 50 quilômetros ao norte de Sydney, anunciou a descoberta do maior macho de uma aranha-teia-de-funil - uma das mais perigosas do mundo - já registrado. O aracnídeo recebeu o nome de Hemsworth em homenagem ao ator Chris Hemsworth, que interpreta o personagem Thor em filmes da Marvel.

Maior macho já registrado de aranha-teia-de-funil chega a 9,2 cm Foto: Australian Reptile Park/Divulgação

PUBLICIDADE

Com 9,2 cm da ponta de uma pata à outra, Hemsworth é a maior aranha já recebida pelo parque, segundo afirmou a cuidadora de aranhas do zoológico, Emma Teni, em um vídeo publicado no Instagram da instituição.

Ele foi capturado próximo a Newcastle, no norte de Sydney, e entregue ao parque. Seu tamanho superou os maiores machos de aranha-teia-de-funil do parque: Hercules, de 7,9 cm, e Colossus, de 7,8cm. Ambos já eram anormalmente grandes, considerando que os machos da espécie costumam ter de 1cm a 5cm. Fêmeas costumam ser maiores do que os machos, mas são menos mortais.

“Essa aranha era tão grande em comparação com as outras que me lembrou do Chris Hemsworth e seus irmãos, e como eles se destacam em relação à estatura média de uma pessoa”, disse Teni.

Publicidade

De acordo com a cuidadora do zoológico, Hemsworth passará a fazer parte do programa antiveneno do parque, em que o veneno das aranhas é ordenhado para produzir o antídoto. Desde o seu início em 1981, as aranhas-armadeiras não causaram nenhuma morte na Austrália.

O Australian Reptile Park lidera as pesquisas sobre as aranhas-armadeiras e seu veneno, sendo o único fornecedor para a produção do soro no país. Ele conta com a colaboração da população na coleta de espécimes e ovos.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.