Vídeos em que Xuxa e Reinaldo Gottino parecem indicar cápsulas rejuvenescedoras são falsos

Imagem dos apresentadores foi manipulada para mudar voz e movimento dos lábios

PUBLICIDADE

Foto do author Luciana Marschall
Atualização:

O que estão compartilhando: uma sequência de vídeos que mostram os apresentadores Reinaldo Gottino e Xuxa e uma cientista fazendo propaganda de um tratamento em cápsulas que promete rejuvenescer a pele em 30 anos e eliminar rugas, marcas de expressão, bigode chinês e pés de galinha.

O Estadão Verifica investigou e concluiu que: é falso. Os vídeos foram editados para manipular a voz e o movimento dos lábios das pessoas que aparecem nas imagens. Nas gravações verdadeiras, ninguém faz propaganda do produto. No vídeo que mostra o apresentador Reinaldo Gottino, ele anuncia uma reportagem sobre um feirão destinado a limpar dívidas. Na gravação original de Xuxa, a apresentadora fala de um procedimento estético que costuma fazer no rosto. Por fim, as imagens que mostram a cientista são parte de uma reportagem sobre um estudo publicado no Reino Unido.

Vídeo de Xuxa foi manipulado para acréscimo de áudio falso. Foto: Reprodução/Facebook

PUBLICIDADE

Saiba mais: O conteúdo checado aqui circula no Facebook e aparentemente utiliza técnicas de deepfake para introduzir áudios falsos em imagens reais. Até mesmo o movimento dos lábios das pessoas que aparecem nos vídeos é manipulado. Como explicado pelo Comprova, coalizão de checagem que o Estadão Verifica integra, deepfake é uma técnica para criação de conteúdos irreais, que podem ser áudios e imagens, com auxílio de inteligência artificial (IA). A partir de arquivos reais de determinada pessoa é possível reproduzir artificialmente características delas, como a voz e o tom de fala, por exemplo.

No vídeo falso, Reinaldo Gottino, apresentador do programa Balanço Geral São Paulo, da TV Record, aparece dizendo que chegou no Brasil um tratamento em cápsulas importado do Reino Unido que “rejuvenesce a pele em pelo menos 30 anos”.

Publicidade

Nas imagens é possível ler uma legenda que diz: “está com o nome sujo na praça? Feirão Limpa Nome oferece descontos de até 99%”. Ao fazer uma busca por essa legenda, o Verifica localizou o conteúdo original, veiculado pelo Balanço Geral em março de 2022. Nele, Gottino anuncia a reportagem sobre uma ação realizada pela Serasa.

O segundo vídeo que aparece no post mostra Xuxa dizendo que usa um produto do Reino Unido que chegou ao Brasil, e recomendando-o: “é realmente maravilhoso, por isso minha pele é assim, nem parece que tenho 61 anos”.

Pelas imagens, é possível ver que elas foram gravadas enquanto a apresentadora participou do podcast Quem Pode, Pod, em que foi entrevistada por Giovanna Ewbank e Fernanda Paes Leme. No mesmo trecho do vídeo verdadeiro, ela não fala sobre as cápsulas, mas sim que utiliza um método conhecido como Morpheus, ou Morpheus8, uma tecnologia que estimula, através de radiofrequência, a produção de colágeno na pele.

A terceira pessoa que aparece nas imagens é a cientista Síntia Belangero, professora do Departamento de Morfologia e Genética da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). No post ela aparece dizendo que o Inova+ é um tratamento que tem 100% de eficácia no rejuvenescimento da pele e que os resultados já aparecem nos primeiros dias de uso.

Publicidade

A reportagem identificou a cientista ao pesquisar os termos “Belangero” e “genética da Unifesp”, que aparecem nas imagens junto ao nome do programa Fala Brasil. Assim, o Verifica chegou ao vídeo original, de uma entrevista concedida pela cientista ao programa e veiculada em abril de 2022.

A reportagem trata de um estudo da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, que promete revolucionar as técnicas de rejuvenescimento. No trecho utilizado no post do Facebook, a cientista fala que o objetivo da pesquisa era fazer com que células fossem reprogramadas para que voltassem a ter a potência de se dividir. Ela não cita as cápsulas propagandeadas pelo conteúdo compartilhado no Facebook.

A reportagem entrou em contato com o comerciante do produto, por um e-mail disponibilizado no site de compra, mas não teve resposta.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.