Por ANELISE ZANONI*
Sinônimo de aventura e lindas paisagens, a região catarinense dos cânions, aos poucos, amplia a combinação de turismo e gastronomia de qualidade. A última novidade é o Vistta, um projeto que reúne hospedagem exclusiva e restaurante em um único lugar.
No topo de uma montanha, o restaurante foi criado pelo chef Marcos Livi, um dos maiores divulgadores do Bioma do Sul. A proposta não é apenas encher os olhos (e a barriga) dos visitantes. É inserir a gastronomia em um espaço único de natureza.
De frente para o cânion Malacara, em Santa Catarina, uma nova cozinha fica em Praia Grande, cidade do balonismo e sede do Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul, um Patrimônio Geológico de relevância internacional.
Entre os destaques da criativa cozinha de Marcos Livi (que em São Paulo assina os bares Verissimo, Quintana, Brique, Napoli Centrale e FFBurger) estão: "pirulito de costela" e "terra comestível", o filé-mignon "El Trapo" feito com técnica ancestral de cocção e o sorvete natural de banana com raspas de limão.
Até o cafezinho ganhou nova roupagem e é batizado de "Café iCloud", servido com uma nuvem de algodão doce em uma estrutura sobre a xícara.
Suítes exclusivas
Além do restaurante, o empreendimento conta com duas suítes únicas, instaladas no sítio Azimuth, que conta com área verde preservada de 60 hectares e vista para os cânions. O imóvel pertence aos paulistas Régis e Carolina Duchêne, um casal apaixonado pela natureza que rodeia a casa. O local recebe reservas e está aberto todos os dias, ainda na modalidade soft opening.
A casa tem arquitetura contemporânea e aconchegante, assinada pelo arquiteto Thiago Passos. Na proposta, as linhas retas contrastam com a natureza, sem interferir na paisagem. A área do restaurante, a sala e a varanda ficam bem próximas das duas acomodações exclusivas que incluem café da manhã, banho com chuveiro a gás, lençóis de fios egípcios, toalhas 100% algodão, frigobar, TV a cabo, máquina de café, wi-fi e uma vista para os cânions.
O Vistta SC fica na Rota dos Tropeiros, 1.700, Praia Grande (SC)
** Sou jornalista de turismo, moro no Rio Grande do Sul e viajo profissionalmente pelo mundo. Convido você a me acompanhar também no Instagram @Travelterapia e também no meu site de viagens.
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.