É impossível não notar a gigantesca guitarra na Avenida das Américas, na Barra da Tijuca. Reunindo cariocas e turistas - do Brasil e do exterior -, o Hard Rock Café Rio de Janeiro, primeiro do País, consumiu investimentos de US$ 8 milhões e fez depois de cinco meses sua festa de inauguração na quinta-feira passada. Aproveitou a ocasião para abrir sua área externa, de 3 mil metros quadrados. Funcionando em soft opening desde 27 de junho, o estabelecimento abre às 11h e não tem hora para fechar. A maratona começa no almoço (restaurante para 520 pessoas), segue com eventos durante a tarde, happy hour, jantar e a balada noturna: show com música ao vivo e discoteca até o último cliente ir embora. Com a área externa, o local passa a ter 5 mil metros quadrados, ocupando o posto de segundo maior do mundo, perdendo em tamanho apenas para Orlando, nos EUA, entre as 108 unidades espalhadas por 35 países. A capacidade passa de 1.300 para 3.100 clientes. Como em todas as outras unidades, a decoração foi inspirada exclusivamente no rock´n roll. São 367 peças - guitarras, capas de discos, roupas e partituras - que pertenceram a astros como Madonna. Soma-se a isso as guitarras de Rita Lee e de seu marido, Roberto de Carvalho - as primeiras brasileiras de toda a rede -, que foram doadas durante a inauguração oficial. A coleção da cadeia mundial já tem 63 mil objetos, no valor de US$ 37 milhões, que começou em 1971, quando Eric Clapton doou sua guitarra ao restaurante de Londres para marcar o seu lugar predileto no bar. Na loja, não faltam as famosas jaquetas de couro, camisetas, miniblusas, pins, chaveiros e até moda praia, para se adaptar ao verão carioca . Tudo com o inconfundível logo da rede. Algumas mudanças foram feitas no menu para adaptá-lo ao paladar do brasileiro - troca de condimentos e temperos principalmente -, extrapolando a típica cozinha americana. Há sanduíches, pizzas, porções e mais de 40 opções de pratos, incluindo versões tupiniquins como bolinho de bacalhau e picanha. Um dos destaques é o Santa Fe Spring Rolls, rolinhos recheados de frango, queijo, milho e espinafre. Sem contar os inúmeros drinques, com sugestão do dia. O responsável pela marca no Brasil, Norberto Herrero, admite que outros empreendimentos deverão chegar em breve ao País. Seguindo a filosofia da rede, que determina uma filial por cidade, ele ainda escolhe entre São Paulo e outras duas que preferiu não revelar. Hard Rock Café: Avenida das Américas, 700, Barra da Tijuca, tel. (0--21) 3803-8000. Abre das 11h até o último cliente. A loja funciona das 11h às 2h.
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