Laguna incrementa turismo após "O Jogo"

A exposição na TV já deu resultados e Laguna, no litoral catarinense, vem recebendo mais turistas depois que entrou no horário nobre da Rede Globo com o reality show "O Jogo"

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Por Agencia Estado
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O Sul do Brasil descobriu o filão televisivo. Depois do Pampa Gaúcho, cenário de A casa das Sete Mulheres, a bola da vez é a catarinense Laguna. Escolhida entre outras cinco cidades brasileiras para as locações de O Jogo, novo programa da TV Globo, ela quer colher frutos da divulgação em rede nacional. "Com o reality show, esperamos que comecem a chegar muitos turistas a Laguna", diz o assessor de gabinete Rogério Rodrigues, que cuida do setor de turismo no município. "Através da Globo, a gente vai se tornar conhecida no Brasil inteiro." Sob o comando de Zeca Camargo, O Jogo vai ao ar nas noites de terça; na próxima semana, será exibido o terceiro de dez capítulos. Preocupado em não deixar escapar a onda de promoção, o governo local organizou palestras para o empresariado de Laguna. O tema? "Como aprender a ganhar dinheiro com o turismo". O objetivo é preparar os empresários para a desejada nova leva de visitantes. Atualmente, turismo em Laguna significa visitantes de terceira idade interessados no casario tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional desde 1985. Ou então o público religioso, muito presente em datas como a festa de Santo Antônio, no dia 13 de junho. Com o dinamismo de um reality show, a expectativa é de mudar essa imagem e mostrar que há atrações para todo tipo de público. "Temos trilhas ecológicas para cavalgadas, praias", enumera Rodrigues. Fundada em 1676 e hoje com 60 mil habitantes, Laguna fica entre o mar aberto e a Lagoa de Santo Antônio. Entre um suspense e outro da brincadeira global, os principais pontos turísticos acabam aparecendo na telinha em tomadas aéreas e nas próprias cenas de O Jogo. O QG das gravações do programa é a Praça República Juliana, em torno da qual estão os três imóveis alugados pela Globo para hospedar os participantes e montar a estrutura da produção. O prédio antigo onde hoje funciona a Câmara dos Vereadores apareceu no primeiro episódio, na encenação do velório. Outros destaques: o Farol de Santa Marta, a Casa de Anita Garibaldi e o Museu Anita Garibaldi. Aliás, o museu é, segundo o assessor de gabinete Rodrigues, uma prova de que a aparição em cadeia nacional pode trazer bons resultados. O local recebeu 52 mil visitantes em 2002 e pulou para 48 mil só nos quatro primeiros meses deste ano. Esse aumento seria um reflexo da exposição na tevê. O município fez parte da Revolução Farroupilha e foi lá que Garibaldi começou seu romance com Anita, história mostrada na minissérie A Casa das Sete Mulheres. "A cada episódio, o nome de Anita e de Laguna era citado três ou quatro vezes", empolga-se Rodrigues. Pela quarta vez, esse evento histórico, chamado de Tomada de Laguna - quando Garibaldi e os farrapos chegaram ao município em 1839 -, será encenado na cidade. Este ano os protagonistas serão vividos pelos atores Werner Schünemann e Samara Felippo, que participaram da minissérie global. Para o teatro épico de Laguna, eles mudam de papel. Ele, que representou Bento Gonçalves na telinha, será Garibaldi; e ela, Mariana na tevê, interpretará Anita. Completam o espetáculo batalhas campais e navais em trajes de época. O cenário será construído no centro histórico especialmente para as apresentações, marcadas para 19 e 26 de julho e 2 de agosto.

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