Uma das vantagens de descer no Aeroparque Jorge Newbery é chegar dentro de Buenos Aires, diante do Rio da Prata. O voo da Gol de Guarulhos para o aeroporto no bairro de Palermo te deixa mais perto da cidade que você quer ver. Eu tive essa experiência em janeiro de 2023 e gostei muito de pular o Aeroporto Internacional de Ezeiza no meu roteiro. Ainda fiquei hospedada em Palermo, o que tornou tudo ainda mais prático.
Siga @ComoViaja no Instagram para acompanhar viagens e informações
A viagem, a convite da Gol e do Turismo da Argentina, me levou com um grupo de jornalistas para conhecer mais a fundo o maior bairro de Buenos Aires. Fizemos um roteiro pelos grafites de Palermo e também exploramos outras áreas da capital.
Muitos lugares e experiências eu já conhecia, como passear pelo centro histórico e por San Telmo no domingo, atravessar o Caminito em La Boca e ir a um show de tango argentino. Outros foram novidade, entre eles, a visita ao Zanjón de Granados, um centro cultural que guarda túneis sob Buenos Aires. Também foi interesante voltar à cidade quando os portenhos ainda estavam sob o clima da conquista da Copa do Mundo do Catar, ocorrida um mês antes.
Voo de Guarulhos para o Aeroparque, em Palermo
A Gol passou a operar na ponte aérea GRU-AEP em codeshare com a Aerolíneas Argentinas em novembro de 2022. Essa parceria aérea aumenta o número de frequências para a capital do país e, depois da imigração realizada no Aeroparque, oferece muitas rápidas conexões para outros destinos argentinos.
Desde 2014, as duas empresas já mantinham codeshare, o que garantia a chegada de turistas a cidades dos dois países. Mas a parceria na rota entre Guarulhos e Aeroparque, que leva os passageiros diretamente para a cidade de Buenos Aires, amplia as vantagens. Nos dois aeroportos, há um check-in dedicado apenas à ponte aérea entre São Paulo e Buenos Aires.
Como funciona em sistema de ponte aérea, o voo permite que o viajante mude o horário de embarque no dia da viagem sem custo. Para isso, a pessoa precisa: ter comprado sua passagem nas tarifas Plus, Max e Premium; ou ser cliente Smiles (programa de fidelidade da companhia brasileira) nas categorias Prata, Ouro ou Diamante. Caso contrário, é cobrada uma taxa de R$ 100, para o uso desse serviço.
Quem é Ouro ou Diamante no Smiles também tem, nos voos da Aerolíneas, prioridade de embarque e uma bagagem adicional gratuita. É possível comprar a passagem pela Gol ou retirar com milhas pela Smiles.
Melhor do que voar de Guarulhos diretamente para o Aeroparque, só se a partida fosse de Congonhas, certo? Assim, a gente perderia menos tempo no trânsito na Marginal Tietê, indo até o aeroporto fora de São Paulo. Não vou mentir dizendo que, num impulso, isso não me passou pela cabeça. Todo viajante sempre quer mais comodidade e rapidez para chegar ao destino.
No entanto, parando para pensar, a gente vê que o problema aqui não está exatamente no aéreo. E, sim, na mobilidade dentro de metrópoles com excesso populacional - e meios de transporte públicos insuficientes ou de qualidade duvidosa. Portanto, uma pauta muito importante, mas que impacta muito mais gente do que quem pega um avião.
CHECK OUT
Do Nordeste, direto para Buenos Aires
A Gol retomou desde dezembro suas frequências a partir do Nordeste voando sem escalas para a Argentina, aos sábados; o retorno direto ocorre sempre aos domingos. Os voos partem do Recife e de Salvador, Maceió e Natal. Há ainda uma opção saindo de João Pessoa, com escala em Natal, antes de seguir para Buenos Aires. Do Recife e de Salvador, os aviões vão para o Aeroparque. Nas demais capitais, o destino é o Aeroporto de Ezeiza.
'Alexa, abrir Gol Linhas Aéreas'
O novo comando para a mascote de inteligência artificial da Amazon está disponível aos passageiros. Basta habilitar a companhia aérea brasileira em Skills dentro do app Alexa. Entre outras informações, dá para saber sobre check-in, status de um voo existente, assento, embarque de animais, reembolso, menor desacompanhado e documentação. Ah, nunca é demais lembrar que dá para embarcar apenas com RG emitido há menos de 10 anos ou passaporte.
QUEM FAZ
Nathalia Molina viaja desde os 5 anos, adora café da manhã e aprecia um bom serviço no turismo. Essencialmente urbana, também tem seus dias de paisagem natural. É jornalista de viagem há 20 anos e ganhou 4 vezes o prêmio da Comissão Europeia de Turismo. Em 2011, criou o Como Viaja: acompanhe no Instagram @ComoViaja e em comoviaja.com.br
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.