A pista de kart serpenteia 3 andares do navio, o teatro vira balada após o espetáculo da noite, o spa tem sauna de carvão e sala de gelo. O tobogã dá um frio de barriga só de olhar por fora: dez andares de curvas. O novo Norwegian Prima, lançado em agosto na Europa, traz diversas inovações. Num cruzeiro de uma semana entre a Islândia e a Holanda, conferimos em primeira mão a embarcação. O navio inaugura uma classe premium na Norwegian Cruise Line (NCL), com ambientes variados espalhados, mais espaço para os passageiros e o lançamento de um restaurante com comida de diversos países, incluído no preço dos roteiros. Agora, ele chega a Porto Canaveral, na Flórida, para fazer roteiros pelo Caribe.
Com 294 metros de comprimento, ele é o primeiro dos seis navios da nova classe, também chamada de Prima. A próxima embarcação, o Norwegian Viva, é esperada para o segundo semestre de 2023, com algumas mudanças, mas essencialmente as mesmas características do estreante na categoria. O Viva alterna a navegação no sul da Europa com roteiros no Caribe. Também foi em águas europeias que o Prima foi lançado. Primeiro navio de passageiros a ser batizado na Islândia – pela pop star Katy Perry –, ele voltará à capital, Reykjavik, e a outros destinos do continente em 2023.
Entretenimento e gastronomia têm um grande peso na viagem a bordo do novo navio. “A gente está há anos debruçado nesse projeto, e vendo as coisas acontecerem, e estava super ansioso para ver ao vivo. E ele superou as expectativas”, disse Estela Farina, diretora da NCL para o Brasil, em entrevista ao Estadão, em setembro, a bordo do cruzeiro inaugural do Prima na Europa.
“Uma grande diferença para o mercado é a pista de kart. Ela é uma pista de três andares, que é incrível. Para citar o entretenimento, tem shows como o da Donna Summer e um teatro que se transforma numa disco. As poltronas recuam e viram um paredão. Fica uma coisa sensacional. É super inovador e faz o melhor uso do espaço, trazendo experiências diferentes num mesmo ambiente.”
Serviço ampliado para os hóspedes
A nova embarcação tem 153.535 toneladas e leva 3.099 passageiros. Os navios grandes da companhia com tonelagem semelhante levam quase mil passageiros a mais. The Haven, a área vip da NCL, foi transferida para a parte traseira, com visão panorâmica a partir dos oito andares que ocupa. Inclui piscina infinita e restaurante próprio.
No Prima, em geral também tem mais gente atuando na parte de serviços aos passageiros. “Quando recomeçamos nossos cruzeiros na pandemia, havia 50% a 60% de passageiros, mas a tripulação estava em 90%. Vimos que os hóspedes tiveram uma experiência melhor”, lembrou Harry Sommer, presidente e CEO da NCL, na coletiva à imprensa internacional concedida durante o cruzeiro inaugural do navio.
“Acrescentamos mais garçons, bartenders, camareiros. Obviamente há um investimento em salários, porém a maior vantagem é tirar uma cabine do estoque. Mas fizemos o cálculo e vimos que valia a pena. Em outubro vamos começar a aumentar a equipe, e em janeiro devemos ter mais colaboradores. Todos os 18 navios estarão cheios até lá. E vamos ver como vai. Se precisarmos de mais gente, vamos botar mais.”
Confira a seguir alguns dos destaques do novo Norwegian Prima:
Pista de kart de 3 andares
A reserva de horário e a entrada do Prima Speedway são realizadas pelo deck 18. A largada da corrida de kart, paga à parte, ocorre um andar acima. Ao longo do trajeto, a pista sobe e desce contornando o navio entre os decks 17 e 19. Mesmo quem não é fã de corridas, pode apreciar o visual das retas e curvas do caminho. Velocidade não é a sua? Mantenha a direita e aproveite o cenário. Cada largada no kart custa US$ 15 por pessoa; existem pacotes de US$ 199 para uso ilimitado em viagens de sete dias.
Tobogã de 10 andares, por fora do navio
The Rush ou The Drop? Teoricamente, a diferença entre os tobogãs localizados em laterais opostas da embarcação é, respectivamente, apenas a chance de apostar corrida com alguém ou deslizar no tubo sozinho. Quem escorregou os dez andares abaixo, no entanto, contou que o saco onde se senta desce mais rapidamente no duelo do que na versão individual.
Minigolfe temático, dardos e muitos jogos
Quando a embarcação deixou a Islândia, para o cruzeiro inaugural rumo a Amsterdã, o roteiro incluía dois dias no mar. Achei que seriam suficientes para conhecer todo o navio, os serviços e o entretenimento a bordo. Comecei a explorar a estrutura pelo deck 18, e só ali tive certeza de que o tempo seria pouco. De um lado, ficam dardos no espaço chamado de The Bull’s Eye e campos de minigolfe na área Tee Time, com vários temas (por exemplo, inspirados em pinball e nos destinos americanos de Las Vegas e da Flórida). Na direção oposta do andar, atividades gratuitas como pingue-pongue e pebolim se concentram no The Stadium, pedaço tão colorido quanto divertido.
Simuladores e jogos em realidade virtual
O Galaxy Pavilion é um parque de diversões de tecnologia, no estilo fliperama ou arcade. Jogos e simuladores, pagos à parte, proporcionam voos e caças a vampiros ou zumbis – todos os jogos saem a US$ 8 por partida. Localizado no deck 17, o espaço tecnológico fica ao lado da entrada para o Observation Lounge, onde o barato é outro: calmamente apreciar a vista através de janelões com vidro do chão ao teto.
Teatro que vira balada depois do show da noite
O nome Prima Theater & Club é carregado de sentido. No novo navio da NCL, teatro e balada dividem o mesmo espaço, mas não simultaneamente. Após a apresentação noturna – em cartaz, está o premiado musical da Broadway sobre a vida da cantora Donna Summer –, o lugar vira uma versão da emblemática discoteca Studio 54, da Nova York nos anos 1970. Os funcionários dobram as cadeiras e completam os espaços do corredor, fileira a fileira, antes de ativarem o sistema mecânico para recolher toda a plateia, formando uma parede e abrindo espaço para a pista.
Garçons-cantores em clube de rock
No meio da noite no Syd Norman’s Pour House, os garçons assumem os microfones e viram os cantores em shows de rock ao vivo. O humor tem seu espaço na porta em frente no mesmo corredor do deck 7, em apresentações de stand-up no The Improv at Sea. Os dois ambientes são cheios de bossa também na decoração – a fachada do clube de comédia em forma de tabela periódica teve efeito contrário ao tédio das aulas de Química.
Spa com sauna de carvão e sala de gelo
No Norwegian Prima, o Mandara Spa tem piscina climatizada, lounge e um corredor de salas e duchas. O circuito completo é extremamente relaxante: alterne as saunas de carvão, sal ou infravermelho com banhos de cromoterapia e jatos no pescoço ou minutos num pequeno ambiente com gelo. Os tratamentos do Mandara variam de sessões de acupuntura a massagem com algas ou aromaterapia com pedras. Colado ao spa, bem na frente do navio, o Pulse Fitness Center, com acesso gratuito, é o lugar para uma queima extra das calorias consumidas a bordo.
Comida de vários países com pedido na tela
Uma das grandes e mais interessantes novidades do Norwegian Prima é o Indulge Food Hall, cujas refeições estão incluídas no valor do cruzeiro. “Tem 11 especialidades. Você pede no iPad, e as pequenas refeições chegam rapidamente. É uma superexperiência, está incluída no preço do navio e ainda tem o ambiente que você curte”, contou Estela. O lugar é bonito, com assentos que também mudam conforme a localização no salão, e a comida é saborosa.
Os cantinhos preparam pratos de diferentes países, mas tudo pode ser pedido de uma só vez à mesa, pela tela. É possível almoçar, por exemplo, guacamole do México, tapas de tâmaras enroladas em bacon, papadum (pão redondo e fino feito no forno tandoor indiano) com chutney de maçã com cebola e hambúrguer texano de porco com picles e salada de batatas. A NCL não trabalha com refeições em turnos pré-determinados, como de costume em cruzeiros.
Clima de praia e caminhada sobre o mar
O Norwegian Prima tem uma piscina principal, no deck 17, e duas menores de borda infinita, no deck 8. “O Ocean Boulevard é como uma praia infinita. Além das duas piscinas, você tem a sensação de estar passeando numa praia porque tem vários lugares de comidinha, um jardim de esculturas maravilhoso e uma série de coisas à beira-mar, só que você está no oitavo deck, num ambiente super bem decorado”, disse a diretora da NCL para o Brasil. Num dos trechos em cada lateral, você caminha sobre o mar, pisando num chão transparente, no Oceanwalk.
Jardim de esculturas e US$ 5 milhões em arte
Criadas pelo artista americano Alexander Krivosheiw, as esculturas na área externa se somam a pinturas em diferentes ambientes do Prima. “Pensando em arte, tem uma marca do Frank Del Rio, que é o presidente da holding (e também CEO da Norwegian Cruise Line Holdings, empresa proprietária das companhias Oceania Cruises, NCL e Regent Seven Seas Cruises). Ele mesmo participa de leilões para a compra de diversas peças que vão ser utilizadas nos navios”, contou Estela.
“Neste aqui se estima que tenha US$ 5 milhões em peças de arte. A maioria delas tem um QR code do lado, em que você pode saber mais informações sobre o artista e a obra. Então é quase uma galeria. Eles estão espalhados pelo navio, te convidando a passear mesmo.”
Quanto custa embarcar no Norwegian Prima?
O roteiro de Caribe e Great Stirrup Cay, de 15 a 22 de janeiro de 2023, sai por R$ 4.148. Partindo e voltando a Orlando, de Porto Canaveral, a embarcação faz escalas em Cozumel (México), George Town (Grande Cayman), Ocho Rios (Jamaica) e Great Stirrup Cay (Bahamas). Com saída e retorno a Nova York, o cruzeiro Bermudas ocorre de 28 de março a 2 de abril de 2023. Com pernoite e dois dias inteiros no destino no Caribe, o programa custa R$ 4.564 O valor dá direito a Free at Sea, Open Bar, restaurantes de especialidades, Wi-Fi e desconto em excursões em terra. Os dois preços são por pessoa, em cabine dupla interna.
Protocolos contra covid-19
Desde 4 de outubro, a NCL deixou de exigir a comprovação de vacina ou exame contra a covid para embarque em seus cruzeiros.
Site: ncl.com/br/pt
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.