Foto do(a) blog

Turismo de luxo, hotelaria e novas tendências do mercado de viagens e turismo

Aeroporto de Guarulhos ganha primeiro terminal de luxo da América Latina

PUBLICIDADE

Por Mari Campos

Se você já desejou não precisar pegar nenhuma fila para embarcar no seu próximo voo e passar por raio-X e imigração num piscar de olhos, seus desejos aparentemente acabam de ser atendidos; você só terá que pagar (em dólares!) por isso. O Aeroporto Internacional de Guarulhos (GRU), em São Paulo, acaba de ganhar o primeiro terminal de luxo da América Latina.

PUBLICIDADE

ACOMPANHE A MARI CAMPOS TAMBÉM NO INSTAGRAM

O novo terminal, batizado de Terminal BTG Pactual, é pioneiro nesta porção do continente americano a oferecer atendimento personalizado de embarque e desembarque de passageiros da aviação comercial, sem filas nem espera.

Tive o prazer de experimentar os seus serviços nesta fase de inauguração do novo espaço e realmente é uma outra experiência de viagem poder embarcar dessa maneira tão simplificada, dinâmica e confortável em um voo regular comercial. 

LEIA TAMBÉM: Como a hotelaria sustentável está transformando Itacaré

Publicidade

.

 Foto: Mari Campos

.

Como é o novo terminal de luxo do aeroporto de Guarulhos

O novo (e luxuoso) terminal do aeroporto de Guarulhos é pensado para passageiros que NÃO querem "ver e serem vistos", no melhor estilo das celebridades hollywoodianas. Afinal, da chegada ao aeroporto ao embarque na aeronave, o visitante terá contato com pouquíssimas pessoas. 

ACOMPANHE A MARI CAMPOS TAMBÉM NO INSTAGRAM

O local só recebe viajantes mediante convite ou pagamento de uma taxa de utilização.Está localizado logo após o terminal 3 do aeroporto de Guarulhos, com entrada exclusiva, e começou a funcionar oficialmente neste mês de dezembro.

Ao todo, são 2,4 mil metros quadrados de área abrigando uma serie de serviços exclusivos, incluindo check-in, despacho de bagagem, raio-x e imigração.

Publicidade

 Foto: Mari Campos

Tudo feito ali mesmo, com total privacidade, sem qualquer tipo de fila ou espera, com cada passageiro sendo recebido na porta por um concierge do time da casa.Um máximo de apenas 14 passageiros no total é permitido por hora neste novo terminal de luxo em Guarulhos.

O serviço de check-in e despacho de bagagem do novo terminal de luxo de Guarulhos acontece em parceria atualmente com doze companhias aéreas diferentes  (Aeroméxico, Latam, Emirates, United, KLM, Iberia, Air France, Lufthansa, Swiss, Air Europa, Air Canada e South African).

A expectativa é que em 2025 todas as companhias aéreas que operam voos em Guarulhos sejam parceiras do novo espaço.

LEIA TAMBÉM: O sonho de dar a volta ao mundo com milhas

.

 Foto: Mari Campos

.

Raio-X e imigração em um par de minutos

Publicidade

O serviço todo é excelente e extremamente atencioso, da chegada ao novo terminal ao embarque na aeronave. A partir do momento da reserva, a equipe de concierge nos atende, registra pedidos e soluciona duvidas através do WhatsApp.

ACOMPANHE A MARI CAMPOS TAMBÉM NO INSTAGRAM

Esse atendimento via WhatsApp, aliás, é excelente; precisei lidar com mudanças de horário de reserva devido a cancelamento/mudança de voo de última hora e consegui resolver tudo rapidamente por ali.

 Foto: Mari Campos

A experiência no novo terminal é tão dinâmica que muitos passageiros estão chegando com pouca antecedência do horário oficial de encerramento do check-in.

Mas, como é uma experiência (muito bem) paga, recomendo chegar com as três horas regulares de antecedência do horário de partida do voo e aproveitar todos os serviços oferecidos.

Publicidade

Entre chegar, fazer check-in e despachar minha mala não levei cinco minutos. Em menos de dois minutos, passei pelo raio-x da segurança e pela imigração, juntos.

LEIA TAMBÉM: Para curtir Chicago durante as festas

 Foto: Mari Campos

O espaço conta com distintos lounges (incluindo vista direta para a pista no lado ar) e excelentes banheiros e duchas com amenidades Le Labo. 

Todo hospede do novo terminal é ciceroneado o tempo todo por um dos concierges do terminal e conta também com transporte privativo (com frota da Volvo Cars) que o leva do lounge diretamente até a aeronave quando chegar seu momento de embarque.

Só o timing dessa ida a aeronave poderia ser revisto, dando ao passageiro a opção de embarcar antes ou depois do embarque oficial do voo, como geralmente é feito em terminais similares - ao invés de não entrar no meio do embarque geral já iniciado (como aconteceu no meu caso), pegando fila no finger. 

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Cataratas do Iguaçu com exclusividade, dia e noite

.

 Foto: Mari Campos

.

Gastronomia caprichada e drinks assinados

O novo terminal oferece também menu completo de alta gastronomia com serviço à la carte, possibilitando que o passageiro realmente almoce ou jante propriamente, em três ou quatro passos, antes do embarque. E há também um ótimo bar com dois barmen em serviço constante.

ACOMPANHE A MARI CAMPOS TAMBÉM NO INSTAGRAM

Por enquanto, os menus de alimentos e bebidas são provisórios, inclusive na apresentação ainda bastante simples, em papel de baixa gramatura. Além disso, nem todos os itens mencionados no cardápio estão à disposição (o drink que pedi inicialmente, por exemplo, não estava disponível; o champagne servido também era diferente das marcas listadas no cardápio).

Publicidade

Mas em 2025 o menu oficial deve ficar sob responsabilidade do chef estrelado Ivan Ralston, do restaurante Tuju, e virá acompanhado de uma carta de drinks feita exclusivamente para o novo terminal e assinada por Ricardo Miyazaki, do The Punch Bar.

LEIA TAMBÉM: A Trancoso despretensiosa da Pousada Tutabel

 Foto: Mari Campos

O novo terminal de luxo do aeroporto de Guarulhos tem decoração bem agradável (muito mais interessante e menos asséptica que terminais do gênero, como o chamado "terminal das celebridades" do aeroporto de Los Angeles), que inclui obras de arte com curadoria da galeria Simões de Assis. E os móveis são bastante confortáveis.

Mas obviamente toda essa exclusividade tem seu preço: a tarifa para uso de no máximo 3 horas do espaço é de US$ 590 por pessoa. E o uso de salas de reuniões e lounges 100% privativos é cobrado à parte.

Para fazer uso do espaço, o passageiro pode voar em qualquer classe de qualquer uma das doze companhias aéreas parceiras do novo terminal de luxo de Guarulhos. Mas é necessário reservar o serviço antecipadamente, com pelo menos 72 horas de antecedência, através do site terminal.btgpactual.com.

Publicidade

ACOMPANHE A MARI CAMPOS TAMBÉM NO INSTAGRAM

.

.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.