Dezembro passado foi o mês dos especialistas do turismo se atualizarem sobre estudos e pesquisas que revelam como o mercado de luxo viajará em 2025. Mesmo quem torce o nariz para qualquer novidade sobre turismo de luxo a essa altura já entendeu o quão importante é prestar bastante atenção no comportamento deste mercado.
ACOMPANHE A MARI CAMPOS TAMBÉM NO INSTAGRAM
Afinal, é das tendências, mudanças e perspectivas que se originam neste nicho que todas as demais tendências, mudanças e perspectivas desta indústria, em seus mais variados nichos, costumam se formar.
Durante a mais recente edição da ILTM Cannes (International Luxury Travel Market), o mais importante evento do setor, diferentes dados e estudos relacionados ao comportamento do viajante deste nicho foram apresentados aos participantes - incluindo a grande delegação de agentes, consultores e hoteleiros brasileiros presentes.
Sabia que 35% dos viajantes que integram o mercado do turismo de luxo têm patrimônio total inferior a um milhão? Esse foi um dos dados apresentados durante o evento. Por outro lado, já sabemos que o topo desse mercado pode gastar fácil cerca de dois milhões de dólares em uma única viagem.
LEIA TAMBÉM: O boom do ultra luxo no turismo
.
.
Mercado em constante crescimento
Costuma-se dizer que o turismo de luxo é o único nicho do turismo que passa quase incólume pelas crises. Afinal, mesmo durante a pandemia da Covid-19, diversos hotéis bateram recordes históricos de ocupação - inclusive no Brasil. Não à toa, Matthew Upchurch, CEO da Virtuoso, afirmou recentemente esperar a continuidade do forte crescimento deste mercado também neste ano de 2025.
ACOMPANHE A MARI CAMPOS TAMBÉM NO INSTAGRAM
Existem inúmeros hotéis do nicho com inauguração prevista até dezembro, além de novos navios, novos trens, novas rotas movimentando continuamente esse mercado - tudo isso associado ao constante ingresso de millennials em ascensão pessoal neste segmento do turismo.
E o aumento constante dos preços dos serviços deste nicho (do impressionante crescimento nos valores dos tickets aéreos em classe executiva à normalização da diária inicial de mais de US$1.000 em diversos novos hotéis) não parece intimidar os planos dos viajantes de luxo de seguirem viajando tanto ou mais do que antes.
Alguns estudos mostram, por exemplo, que a tarifa média paga por viajantes em hotéis de luxo na Itália hoje em dia é de quase US$ 2.000 por noite (o equivalente a mais de R$ 12.000). E tais propriedades seguem com excelentes taxas de ocupação.
A Virtuoso fechou 2024 com mais de US$ 35 bilhões (mais de R$ 210 bilhões) em vendas e seus consultores de viagens afiliados relataram no final do ano passado um aumento de 42% na quantidade de itinerários reservados (para os próximos dois anos) com custo superior a US$ 50 mil (quantia equivalente hoje a mais de R$ 300 mil).
LEIA TAMBÉM: O novo normal das diárias iniciais de US$1.000 na hotelaria de luxo
.
.
Estudos confirmam tendência de crescimento
O maior destaque dentre as pesquisas apresentadas durante a ILTM Cannes ficou por conta da quarta edição do Annual Luxury Travel Report - Brazil & Latin America - 2024/25, uma parceria ILTM & PANROTAS que trouxe duas pesquisas exclusivas realizadas pelo TRVL Lab, uma com viajantes do segmento luxo (3.824 entrevistados) e outra com agências e consultores de viagem deste nicho.
ACOMPANHE A MARI CAMPOS TAMBÉM NO INSTAGRAM
Em termos de Brasil, os resultados das pesquisas apontam que o turismo de luxo nacional tem majoritariamente viajantes com renda mensal acima de R$ 30 mil, faixa etária entre 30 e 49 anos e a maioria deles reside na região Sudeste (60%).
Os entrevistados afirmaram que costumam fazer de 2 a 5 viagens nacionais e de 1 a 3 viagens internacionais ao ano, com distintas durações, refletindo uma excelente capacidade de investimento em experiências de viagem em geral.
Os destinos nacionais mais visitados pelos entrevistados são Rio de Janeiro, Fortaleza, São Paulo e no estado da Bahia em geral. No exterior, a preferência é por viagens aos EUA, Itália, Portugal, França e Argentina, além de outros países da Europa.
LEIA TAMBÉM: Viajante de luxo está mais jovem e exigente
Nos planos de viagem para 2025, a pesquisa apontou que os principais interesses dos entrevistados giram em torno dos Lençóis Maranhenses, Fernando de Noronha, Amazonas, Bonito e Jalapão (no Brasil), e Itália, Grécia, Japão, Egito e Canadá (no exterior).
Segundo a pesquisa, aliás, os Lençóis Maranhenses emergiram como o novo destino nacional preferido dos viajantes brasileiros do mercado de luxo, ultrapassando a preferência anterior por Fernando de Noronha.
No campo internacional, o continente africano é quem se destaca como destino em forte evidência no cenário internacional das viagens de luxo, incluindo maior interesse por países como Marrocos e África do Sul.
ACOMPANHE A MARI CAMPOS TAMBÉM NO INSTAGRAM
Curiosamente, dentre os viajantes entrevistados, a maioria ainda reserva seus voos e hospedagens diretamente com sites de hotéis e companhias aéreas, ou através de OTAs. Apenas 26,17% dos entrevistados afirmou usar regularmente agências e consultores de viagens para planejar suas férias e escapadas.
Outros entrevistados (23,94%) afirmaram que podem acabar fechando suas viagens com um consultor de viagens, mas somente depois de pesquisar pessoalmente on-line.
LEIA TAMBÉM: Aeroporto de Guarulhos ganha primeiro terminal de luxo da América Latina
.
.
Nicho disposto a gastar cada vez mais
Uma das novidades mais celebradas pelo mercado é que o anuário revelou também que, agora em 2025, os viajantes de alta renda entrevistados estão dispostos a investir até R$ 50 mil por pessoa em viagens de até 15 dias, representando um aumento significativo em relação aos dados apresentados no ano anterior.
Essa mudança é em parte claramente impulsionada pelos impactos da valorização de moedas estrangeiras frente ao Real, mas também reflete um maior poder de compra (e, sobretudo, uma maior vontade de investir em experiências de viagem em geral) deste nicho.
Ao que tudo indica, em 2025 o mercado das viagens de luxo deve bater novos recordes, tanto no Brasil quanto no exterior.
LEIA TAMBÉM: O sonho da volta ao mundo em classe executiva
ACOMPANHE A MARI CAMPOS TAMBÉM NO INSTAGRAM
.
.
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.