Foto do(a) blog

Turismo de luxo, hotelaria e novas tendências do mercado de viagens e turismo

Itacaré: hotelaria sustentável transformando o destino

PUBLICIDADE

Por Mari Campos

Não é novidade ter hotéis e destinos brasileiros recomendados por grandes publicações internacionais do nicho. Mas confesso que fiquei especialmente feliz ao ver o Barracuda Hotel & Villas e o Txai Itacaré mencionados na lista da Condé Nast Traveller que indica Itacaré, no sul da Bahia, entre os melhores destinos para se viajar em 2025. Afinal, são duas propriedades que apostaram na hotelaria sustentável transformando o destino continuamente.

PUBLICIDADE

ACOMPANHE A MARI CAMPOS TAMBÉM NO INSTAGRAM

Tive o enorme prazer de retornar à bela Itacaré esse ano, para participar do encontro anual que a BLTA (Brazilian Luxury Travel Association) e seus Xodós do Brasil realizam com os hoteleiros afiliados para avaliar, discutir e implantar novas ações para tornar o turismo de luxo brasileiro mais sustentável.

E, durante esta última visita, dividi minha hospedagem justamente entre o Txai e um das novas (maravilhosas!) villas do Barracuda. É a ideia do conforto com propósito que tem norteado a administração destas duas propriedades de Itacaré.

LEIA TAMBÉM:

Publicidade

.

 Foto: Mari Campos

.

Txai Itacaré

O resort possui três restaurantes (Orixás, Cacau e Praia) com bastante valorização da culinária baiana. Os pratos são bastante saborosos e bem apresentados, e o cardápio geral é extenso; mas faz falta um pouco mais de variedade nas propostas vegetarianas e veganas.

O Txai Itacaré tem ainda um adorável spa situado na parte mais alta da propriedade, que oferece não apenas com ótimo menu de serviços mas também com uma das mais bonitas vistas da região.

O resort deve inaugurar 10 bangalôs mais luxuosamente reformados até 2026.

Clique aqui para conferir valores e disponibilidade do Txai Itacaré

Publicidade

.

 Foto: Mari Campos

.

Barracuda Hotel & Villas

Um dos mais novos membros da BLTA é justamente o Barracuda Hotel & Villas, também localizado em Itacaré, na Bahia. A propriedade foi idealizada por um grupo de amigos suecos que se apaixonaram pelo destino e ganhou forma através das habilidosas mãos do casal Juliana Ghiotto e Daniel Lima.

ACOMPANHE A MARI CAMPOS TAMBÉM NO INSTAGRAM

Em 2013, eles fundaram o Barracuda Boutique, na orla, com apenas nove quartos. Depois, veio o belo Barracuda Hotel & Villas, uma propriedade com design de vanguarda se espalhando por um terreno 26 hectares de Mata Atlântica preservada nas montanhas de Itacaré, com vista para o mar.

 Foto: Mari Campos
 Foto: Mari Campos

Ali, são 17 apartamentos com design minimalista e sete majestosas vilas com piscina privativa com 4 a 6 suítes cada. O complexo tem alma genuinamente baiana, repleto de brasilidades.

Publicidade

A propriedade não está localizada à beira-mar, mas fica a curta distância de praias populares de Itacaré, como Resende, Tiririca, Costa e Ribeira.

 Foto: Mari Campos
 Foto: Mari Campos

A expectativa é quemais duas suítes e 19 bangalôs luxuosos sejam inaugurados em breve, além de renovação da proposta gastronômica de seus (já excelentes) bar e restaurante.O café da manhã à la carte incluído nas diárias do Barracuda, aliás, é simplesmente espetacular. 

Como parte de sua atuação regenerativa em Itacaré, o Grupo Barracuda destina 2% de toda sua receita de hospedagem ao Instituto Yandê e absorve ingredientes, produtos e membros da comunidade local em suas operações.

Clique aqui para conferir valores e disponibilidade do Barracuda Hotel & Villas

.

 Foto: Mari Campos27

Itacaré é parte de um trecho belíssimo do litoral brasileiro batizado de Costa do Cacau. A cidade é cercada pelo mar e pela Mata Atlântica e parte de suas praias ainda não foram tomadas pelas massas. Para chegar lá vindo de outros estados brasileiros, o ideal é voar até Ilhéus e seguir a viagem de carro, que dura cerca de 1h30.

Publicidade

ACOMPANHE A MARI CAMPOS TAMBÉM NO INSTAGRAM

.

.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.