Foto do(a) blog

Turismo de luxo, hotelaria e novas tendências do mercado de viagens e turismo

O charme discreto dos cruzeiros Azamara

PUBLICIDADE

Por Mari Campos

Gosto demais de navegar. Barco, veleiro, navio, sempre um prazer imenso. Por isso mesmo, sempre gostei de cruzeiros - preferencialmente de pequeno porte - mundo afora. E, do mesmo jeito que adoro voltar a navegar com minhas armadoras preferidas, viajar com uma armadora de cruzeiros pela primeira vez tem sabor muito especial. Foi assim que eu conheci o charme discreto dos cruzeiros Azamara.

ACOMPANHE A MARI CAMPOS TAMBÉM NO INSTAGRAM

.

Azamara Pursuit. Foto: Mari Campos

PUBLICIDADE

A Azamara não é uma armadora de cruzeiros de luxo, mas sim de ótimos navios upscale com itinerários focados em cruzeiristas frequentes, majoritariamente over 60s. Fiz uma linda viagem com o navio de médio porte AZAMARA PURSUITnavegando em um itinerário de 16 dias Buenos Aires-Buenos Aires, visitando destinos da Argentina, Uruguai e, majoritariamente, Brasil - com direito a passar três dias de Carnaval no Rio de Janeiro. Um "cruzeiro de Carnaval" (felizmente) bem diferente do que os brasileiros geralmente entendem dessa expressão. 

Curiosamente, eu era a única brasileira residente no Brasil a bordo desta viagem do Azamara Pursuit, entre passageiros majoritariamente vindos dos EUA, México, França e Alemanha, mas também de Bali, Singapura e diversos outros destinos.No meu itinerário partimos e chegamos em Buenos Aires e tivemos um pernoite em Montevidéu e dois no Rio, e escalas também em Santos, Ilhabela, Paraty, Búzios e Punta del Este.

LEIA TAMBÉM: Serandipians confirma crescimento global do turismo de luxo

Publicidade

.

Azamara Pursuit. Foto: Mari Campos

.

Como é viajar com a AZAMARA

A Azamara é uma operadora de cruzeiros upscale informais, com quatro navios de médio porte (Azamara Pursuit, Azamara Quest, Azamara Journey e Azamara Onward), todos eles para cerca de 700 passageiros. Os navios são mais antigos, da década de 1990, mas bastante confortáveis. E a companhia é famosa sobretudo pelas escalas mais longas e por sempre incluir pernoites em alguns dos portos de escala de suas viagens.

A maioria de suas viagens costuma contar também com uma AzAmazing Evening, um grande evento externo em um dos destinos do cruzeiro para o qual todos os passageiros são convidados. Na minha viagem, tivemos, na segunda noite, um incrível e exclusivo espetáculo sobre a história do Carnaval no majestoso Teatro Solís, em Montevidéu, uma das mais elogiadas casas de espetáculos das Américas. 

ACOMPANHE A MARI CAMPOS TAMBÉM NO INSTAGRAM

Azamara Pursuit. Foto: Mari Campos

Toda viagem Azamara conta ainda com uma White Night Party, realizada nos decks externos com shows musicais e menu especial, para a qual todos os hóspedes são convidados a vestirem branco.

Publicidade

O Azamara Pursuit tem cabines internas, externas, externas com varanda e algumas suítes maiores e mais completas; mas somente as suítes mais luxuosas têm serviço de mordomo. Em todas elas, há um pequeno banheiro privativo, quarto e uma pequena saleta com poltrona, mesinha e área de trabalho.

As cabines em geral são bastante enxutas e básicas, e não contam com minibar nem facilidades de chá e café. As unidades padrão não são grandes, então é altamente recomendável reservar cabines com varanda, já que as mesmas fazem bastante diferença na sensação de espaço.

LEIA TAMBÉM: Cruzeiros mais longos andam fazendo mais sucesso

LEIA AINDA: Novos cruzeiros de luxo e ultra luxo para 2023

.

Azamara Pursuit. Foto: Mari Campos

.

O que está incluído nos cruzeiros Azamara

Publicidade

Em altaViagem
Loading...Loading...
Loading...Loading...
Loading...Loading...

Os cruzeiros da Azamara não operam com tudo incluído, mas têm algumas inclusões interessantes em todos os itinerários. Destaco as principais aqui:

  • estão incluídas todas as refeições à bordo, exceto as realizadas nos "restaurantes de especialidades" (um italiano e uma steakhouse, que cobram US$35 de taxa de reserva por passageiro, por refeição, e têm menu exclusivo). As inclusões gastronômicas se limitam a um restaurante formal à la carte, o Discoveries, aberto para café da manhã e jantar; um grill à beira da piscina, o The Patio, aberto para almoço e jantar; e um restaurante buffet, o Windows Cafe, que funciona das três principais refeições. Mas vale saber que a maioria dos restaurantes funciona apenas no jantar. Para refeições à la carte no almoço, as opções disponíveis são apenas sanduíches, saladas simples e snacks no grill da piscina.
  • uma vantagem importante é que um pequeno menu de room service é gratuito e está disponível para os hóspedes todo o dia (e noite). E o menu de café da manhã na cabine, também sempre incluído, é bem completo e variado.

Azamara Pursuit. Foto: Mari Campos

  • estão incluídas diferentes bebidas nas refeições e ao longo do dia todo, mas limitadas a tipos e rótulos específicos de vinhos (8), espumante (1), destilados (9), coquetéis (20), cervejas (5), refrigerantes, água e cafés.
  • as gorjetas estão sempre incluídas.
  • também está incluído um gostoso café - o Mosaic Café - que serve o dia todo espressos, lattes, capuccinos e petiscos doces e salgados (incluindo ótimos macarrons) no deck 5, aproveitando o entorno da escadaria que leva à recepção.
  • são diferentes bares a bordo e um deles, o belo The Living Room, com vista panorâmica, serve também buffet de chá da tarde diariamente e fingerfood, à noite.
  • nos dias de navegação, um gostoso chá da tarde formal à inglesa é servido no restaurante Aqualina, aberto para todos os passageiros
  • a programação de lazer incluída é limitada ao Cabaret Lounge, que recebe em algumas noites performances musicais e em outras vira cinema.
  • há uma pequena piscina com duas jacuzzis ao ar livre no deck 9, com uma grande área de solário. O navio conta também com spa próprio, com tratamentos e serviços cobrados à parte, mediante agendamento. A área úmida do spa é cobrada à parte, ao custo de US$20 por dia.
  • há uma lavanderia self-service de uso liberado em um dos decks, bastante bem-vinda (e disputada) sobretudo nas viagens mais longas.
  • wifi, tours, transfers e todos os demais serviços são cobrados à parte. 

LEIA TAMBÉM Review completa do Azamara Pursuit

.

.

Dica extra

Publicidade

Durante toda a viagem, usei, como sempre, o chip internacional da O Meu Chip .Funcionou perfeitamente em todas as escalas e até no navio, enquanto estava próximo à costa. Uso esse chip em todas as minhas viagens internacionais (há opções para o mundo inteiro) e o cupom MARICAMPOS dá pelo menos 15% de desconto em qualquer chip da marca. Troco o chip ainda no avião (há opções de chip físico e eSIM, à escolha do cliente), assim já pouso literalmente conectada, com internet ilimitada disponível durante toda a viagem. Dá para espiar os chips e valores neste link aqui.

ACOMPANHE A MARI CAMPOS TAMBÉM NO INSTAGRAM

.

.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.