PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Turismo de luxo, hotelaria e novas tendências do mercado de viagens e turismo

Oiá: uma casa bem brasileira nos Lençóis Maranhenses

PUBLICIDADE

Por Mari Campos

Uma casa 100% brasileira, da construção aos móveis e objetos de decoração, das refeições aos drinks, bem diante de um dos lugares mais belos e fascinantes do planeta: o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. Essa semana marca a esperada reabertura da OIÁ Casa Lençóis, na pequena e pacata Santo Amaro do Maranhão, a primeira marca de hospitalidade do TP Group, para sua segunda temporada.

PUBLICIDADE

ACOMPANHE A MARI CAMPOS TAMBÉM NO INSTAGRAM

Inaugurada em junho de 2023, e funcionando apenas sazonalmente, de junho a novembro, durante a melhor temporada para visitar os Lençóis Maranhenses, a OIÁ Casa Lençóis levou à maior concentração de dunas da América do Sul um estilo e padrão de hospitalidade até então absolutamente inéditos na região.

Com profundo respeito ao patrimônio natural, uma culinária primorosa e uma impecável curadoria de experiências, a OIÁ é uma "hospedaria" - como eles gostam de definir - de alto padrão no melhor estilo "pés descalços", para que o hóspede viva mesmo uma completa imersão no destino.

LEIA TAMBÉM: O quiet luxury invade o turismo

Publicidade

.

 Foto: Mari Campos

.

Uma casa bem brasileira nos Lençóis Maranhenses

Tive o prazer de ser convidada para me hospedar por uma semana ali na pré-temporada, no finalzinho de maio, com as terras entre a casa e as dunas ainda bucolicamente encharcadas pelo período das chuvas, que termina agora. Uma casa feita de detalhes (em projeto assinado pelo escritório da designer e diretora criativa da marca Marina Linhares), com capacidade para apenas 10 hóspedes.

ACOMPANHE A MARI CAMPOS TAMBÉM NO INSTAGRAM

Instalada na antiga Fazenda Boca da Ilha (cuidadosamente renovada com a consultoria socioambiental da Positiva), a OIÁ Casa Lençóis está imersa em uma área de 52.500 m' de vegetação natural. A propriedade é rodeada por lagoas que se formam com as chuvas no primeiro semestre do ano e pouco a pouco desaparecem por completo. O Parque dos Lençóis Maranhenses está logo em frente.

 Foto: Mari Campos
 Foto: Mari Campos
 Foto: Mari Campos
 Foto: Mari Campos

Decorada com móveis e itens bastante representativos do design e da cultura brasileiros, focando majoritariamente em materiais e artistas conectados com a região Norte-Nordeste.

Publicidade

São apenas 5 espaçosas suítes (uma na casa principal e duas em cada um dos edifícios anexos, ali chamados de bangalôs), para que a hospedagem seja mesmo exclusiva. Não por acaso, a casa é bastante procurada para buyouts, sendo frequentemente reservada por inteiro para uma mesma família ou grupo de amigos.

A casa principal possui deliciosas áreas de convivência internas e externas, incluindo um adorável bar e um providencial cantinho sempre com café e bolo disponíveis.

LEIA TAMBÉM: Dubai se consolida como meca do turismo de luxo

.

.

Estadias com tudo incluído

As estadias na OIÁ Casa Lençóis funcionam sempre com refeições, bebidas e passeios todos incluídos - e as refeições, focadas em gastronomia regional do café da manhã ao jantar e comandadas pelo chef Luiz Felipe Streppel, são magistralmente servidas a cada dia em um lugar ou cenário distinto da propriedade, do terraço à sombra de grandes árvores, sob o céu estrelado ou dentro de antigas ruínas. A gente é realmente surpreendido a cada refeição.

Publicidade

Aliás, eis aí um feature tão especial e importante para a experiência total do hóspede que, apesar de tão comum em propriedades internacionais, inclusive em muitos lodges africanos, mas infelizmente ainda desprezado pela maior parte da hotelaria brasileira. 

ACOMPANHE A MARI CAMPOS TAMBÉM NO INSTAGRAM

 Foto: Mari Campos
 Foto: Mari Campos
 Foto: Mari Campos
 Foto: Mari Campos

Do delicioso pão de queijo do desjejum ao enorme "camarão da Malásia", pescado nos rios e lagoas da região, os menus são puro deleite, incluindo deliciosas opções vegetarianas e veganas. E a carta de drinques também procura refletir a autenticidade maranhense, focando sobretudo nas "caipiticas", uma espécie de caiprinha líquida, sem as frutas em espécie maceradas, elaboradas com tiquira, a aguardente local feita a partir da mandioca.

Os passeios e experiências pela região, também sempre incluídos no valor da estadia, são impecáveis e nos dão uma bem-vinda "surra" de visitas aos Lençóis Maranhenses, como uma gama impressionante de atividades realizadas, ao contrário do que acontece em outras "bases" ou "portas de entrada" mais disputadas, todas dentro dos parques municipal e nacional.

Passeios panorâmicos em 4×4, caminhadas, espetaculares banhos nas lagoas mais gostosas, caiaque, SUP, visitas a comunidades locais e até um arrebatador luau em meio às dunas estão no programa. Com um adendo importante: graças a horários e itinerários cuidadosamente planejados, sem mais absolutamente ninguém à vista.

Publicidade

Em todos eles, uma imersão impressionante na natureza que nos rodeia, com respeito e cuidado, guiados por uma equipe local impressionantemente competente. E também, é claro, muitos mimos e confortos ao longo da jornada, incluindo providenciais "set ups" ao final de todos eles, com direito a tendas, cadeiras, petiscos e bebidas preparados com esmero e entregues com calidez.

No retorno para a OIÁ ao final de cada passeio, o staff espera os hóspedes com toalhinhas geladas, bebidas frescas e enormes sorrisos.O mais importante: o sossego absoluto, escutando apenas os sons do vento, dos pássaros, dos insetos e do farfalhar das folhas nas árvores ao redor da propriedade, também está incluído, dia e noite.

LEIA TAMBÉM: Upgrades de viagem que custam pouco - ou nada! 

.

 Foto: Mari Campos

.

Uma casa sustentável

É importante destacar que a OIÁ Casa Lençóis tem todo seu projeto guiado pela adoção de práticas sustentáveis, da construção à operação cotidiana, incluindo (mas não se limitando a) utilização de fontes de energia renovável, como painéis solares e a promoção da gestão adequada de resíduos em todas as instalações.

Publicidade

Com o apoio do Instituto Caburé, a casa está tentando atuar mais diretamente na comunidade de Santo Amaro, desenvolvendo um projeto colaborativo na região.

A propriedade valoriza a cultura tradicional local do décor às refeições e atua fortemente no desenvolvimento da economia familiar local, priorizando produtores regionais em sua cadeia de fornecedores e contratando majoritariamente residentes de Santo Amaro para compor seu staff. O staff, bastante jovem e extremamente cálido, é sem dúvidas um dos grandes patrimônios da OIÁ.Um por um, inesquecíveis. 

LEIA TAMBÉM: ILTM reforça protagonismo brasileiro nas viagens de luxo

ACOMPANHE A MARI CAMPOS TAMBÉM NO INSTAGRAM

.

.

 

 

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.