Não é (apenas) clichê dizer que a África do Sul é um destino de viagem transformador. É realmente muito, muito difícil alguém voltar incólume daquelas terras fascinantes, repletas de diversidade cultural, belas paisagens, cidades vibrantes, atrações carregadas de história e, claro, vida selvagem abundante.
ACOMPANHE A MARI CAMPOS TAMBÉM NO INSTAGRAM
Suas duas maiores cidades, Cidade do Cabo e Joanesburgo, estão repletas de arte, história, moda e boa mesa. Há incríveis vinícolas, belas praias e paisagens espetaculares em vários cantos do país (sou particularmente fã das belezas de Kwa-Zulu Natal, ou KZN).
E, claro, as inigualáveis savanas que nos deixam observar de pertinho alguns dos mais fascinantes animais do planeta. Sempre com a boa hospitalidade e o sorriso arreganhado que os sul-africanos costumam endereçar aos visitantes brasileiros.
LEIA TAMBÉM: Como o mercado de luxo viajará em 2025
.

.
Para (re)descobrir a África do Sul
No fundo, embora obviamente existam períodos mais e menos adequados para conhecer cada região, não há nem época ruim para viajar para a África do Sul. Visito o país quase todos os anos pelo menos uma vez, estive por lá em todas as estações e sempre passei dias e semanas incríveis por lá.
ACOMPANHE A MARI CAMPOS TAMBÉM NO INSTAGRAM
No final de 2024, estive por duas vezes no país, refazendo o "itinerário clássico" da maioria dos brasileiros que visitam o país pela primeira vez: Joanesburgo, safáris, Cidade do Cabo. O básico que não decepciona nunca por lá!
Um roteiro que fica agora ainda mais redondinho com a South African Airways (SAA) com voos diretos ligando São Paulo tanto a Joanesburgo como à Cidade do Cabo. Fica fácil chegar por uma cidade e sair pela outra, sem estresses ou dificuldades - e contando com o serviço sempre simpático da companhia e uma nova classe executiva, mais confortável do que nunca.
Mas fica o disclaimer: se tiver mais tempo, faça safáris em regiões distintas e estique também para outros cantos, como Durban, vinhedos e as lindas regiões contempladas pela Garden Route e KZN.
LEIA TAMBÉM: Classe executiva à moda sul-africana
.

.
A vibrante Joanesburgo
Situada no topo do planalto de Highveld, Joanesburgo sempre me lembra São Paulo - nos ups e nos downs também. Com a diferença de que ali se caminha muito, muito pouco. É preciso manter o olho vivo nos pertences, igualzinho na capital paulista. Mas a cidade também é uma delícia histórica, artística, cultural e gastronomicamente.
ACOMPANHE A MARI CAMPOS TAMBÉM NO INSTAGRAM
Joanesburgo tem um clima agradável a maior parte do ano e atrações profundamente conectadas à história do país. Recomendo muito as duras visitas ao Museu do Apartheid e a Constitution Hill e também a deliciosa (e gratuita) visita à Mandela Foundation.
Joanesburgo tem diversos bares e restaurantes de primeira - incluindo muitos shisa nyama (onde a carne é cozida em fogo aberto). Mas, se der preguiça na hora de comer, passe direto da Mandela Square, que reúne diversas lojas e restaurantes ao redor de uma grande praça de convívio com arte de rua.
Como últimos anos a cidade também se tornou um centro de belas artes e design, não deixe de passear por seus bairros mais gostosos, como Maboneng e Parkhurst para comer em cafés gostosos e visitar galerias e mercados deliciosos.
LEIA TAMBÉM: O que a gente pode levar de um hotel para casa
.
Onde ficar em Joanesburgo
Para se hospedar, há de tudo, de hotéis econômicos de redes internacionais a grandes grupos de luxo. Das hospedagens do ano passado, eu começaria sugerindo o lindo e inesquecível Sanctuary Mandela.
ACOMPANHE A MARI CAMPOS TAMBÉM NO INSTAGRAM

Ocupando a casa onde Nelson Mandela viveu com a família por seis anos após ser finalmente libertado de Robben Island, o Sanctuary Mandela é um delicioso hotel boutique em uma região pacata e arborizada de Joanesburgo - e bem pertinho da Mandela Foundation. Os cômodos da casa foram transformados em agradáveis quartos e suítes com pé direito alto.
A maior suíte está instalada exatamente na suíte utilizada pelo próprio Madiba - e que guarda em destaque alguns de seus objetos e pertences. O alpendre onde Mandela recebia a imprensa e visitantes e lia seu jornal todas as manhãs foi mantido na entrada do Sanctuary Mandela, logo diante dos belos jardins da propriedade, agora adornados com peças de arte com dizeres como "liberdade" e "paz".
O piso inferior guarda também salas, uma gostosa piscina coberta e um charmoso restaurante, que funciona o dia todo e está aberto também a não hóspedes. É ali mesmo, aliás, que o delicioso café da manhã à la carte, com tudo preparado na hora, é servido diariamente - com serviço 10/10. Uma estadia realmente emocionante, impecável.
CLIQUE AQUI para conferir disponibilidade e valores do Sanctuary Mandela
.

Outra opção bem charmosa nos arredores de Sandton é o delicioso Fairlawns Boutique Hotel & Spa, uma enorme propriedade que inclui diferentes edifícios de uma antiga mansão, belíssimos jardins e um dos maiores e mais completos spas da cidade.
A minha estadia no Fairlawns foi o encerramento perfeito de uma viagem linda entre África do Sul e Botswana inteiramente organizada pela Wilderness em dezembro último.
Os espaços públicos do Fairlawns Boutique Hotel & Spa são meio kitsch e os quartos são diferentes entre si, seguindo um estilo mais classicão, com tecidos pesados e estampados. Mas têm todos espaço de sobra, incluindo grandes banheiros. Há também uma bela piscina em meio aos jardins e o restaurante do hotel é mesmo delicioso.
O café da manhã incluído na maioria das diárias é servido parte em buffet, parte à la carte em um salão com vistas para a piscina e os jardins. E jantar ali é também um ótimo programa, principalmente para estadias curtas ou quem tem um voo cedinho no dia seguinte - o menu e o serviço são excelentes, e ainda por cima com valores bastante razoáveis.
CLIQUE AQUI para conferir valores e disponibilidade do Fairlawns Boutique Hotel & Spa.
.

Para uma estadia curtinha e com verba inferior, o The Catalyst, também em Sandton e parte da Newmark Hotels, é boa pedida. A estética exterior do hotel não é das melhores, com corredores abertos para o estacionamento, lembrando um pouco alguns motéis norte-americanos. Mas tem quartos simpáticos com varanda e bons banheiros.
O hotel de pegada contemporânea tem também uma pequena piscina externa em estilo raia, um pequeno mas agradável terraço para jantar ou tomar um drink no final da tarde e os pratos servidos no restaurante no jantar são muito bons e com custos muito acessíveis.
O The Catalyst oferece também transfers cortesia ida e volta para a Mandela Square, disponíveis em vários horários ao longo do dia.
CLIQUE AQUI para conferir disponibilidade e valores do The Catalyst
.

Agora se a ideia for apenas encontrar um lugar bem próximo ao aeroporto para relaxar um pouquinho em layover entre voos, o City Lodge OR Tambo costuma fazer sucesso entre brasileiros.
Este hotel mais econômico está instalado em um edifício logo em frente ao aeroporto, anexo ao estacionamento, com caminho todo coberto. São menos de dez minutos de caminhada entre o aeroporto e o hotel.
Não espere grandes luxos: os quartos são bastante simples e básicos. Mas o hotel tem uma piscina externa com deck e umsimpático bar e restaurante, com serviço cálido e valores econômicos para vinhos, drinks, pratos e petiscos.
CLIQUE AQUI para conferir valores e disponibilidade do City Lodge OR Tambo
.

.
A delícia de fazer safáris
Para mim, é impossível ir à África do Sul e não embarcar em alguns safáris, uma de minhas atividades de viagem favoritas. E sempre recomendo aos visitantes, seja pela primeira vez no país ou não, que também tirem pelo menos duas noites para essa sempre deliciosa experiência.
ACOMPANHE A MARI CAMPOS TAMBÉM NO INSTAGRAM
Chegar pertinho de tantas espécies de animais selvagens sem perturba-los, observar seus hábitos na natureza, sentir o perfume das savanas, aproveitar um belo sundowner com vista... que delícia! E mesmo dentro da África do Sul existem diversas áreas distintas para fazê-lo.
Embora a mais famosa seja o Parque Nacional Kruger e seus arredores, tão fartos em excelentes lodges, é possível também se hospedar em bons lodges o Cabo Oriental, o Deserto de Kalahari ou mesmo o Parque Nacional West Coast.

Nesta viagem mais recente, resolvi apostar em uma região mais próxima de Joanesburgo, para a qual eu não precisasse voar para fazer safáris, como geralmente acontece nas visitas ao país.
Assim, optei pela ida à reserva Mabula, que possui vários lodges diferentes em seu imenso perímetro e fica a menos de duas horas e meia de carro desde Joanesburgo, através de excelentes estradas com pedágio barato, tudo muito prático.
LEIA TAMBÉM: Aeroporto de Guarulhos ganha o primeiro terminal de luxo da América Latina
É bem ali que fica a bela Kingfisher Villa, uma propriedade bastante exclusiva com apenas cinco enormes e deliciosas suítes de pés direitos imensos e grandes banheiros completos. E a casa, totalmente remota e inserida na natureza, tem diversos terraços e decks para observação.
Ali quase tudo está incluído, inclusive o minibar - apenas a lavanderia não é inclusa, mas tem preços bastante camaradas para lavagem.

São dois deliciosos game drives/safáris por dia incluídos, com belas pausas para café e sundowners em cantinhos cênicos da enorme reserva. Mais refeições à la carte, cada hora montadas em um cantinho diferente da propriedade.
LEIA TAMBÉM: Como escolher seu lodge de safári na África
Quem me guiou durante toda a estadia foi o adorável Tshepo, que foi eleito recentemente um dos melhores rangers do país - e me colocou em segurança, e esbanjando conhecimento em cada safári, bem pertinho de leões, elefantes, rinocerontes e outras adoráveis feras.
Café da manhã, almoço e jantar são servidos na hora que o hóspede da Kingfisher Villa quiser, de maneira individualizada para cada suíte, com menu discutido a cada refeição hóspede por hóspede. E há sempre bar aberto, é claro.
A casa tem ainda piscina com vista para um laguinho bastante frequentado por animais durante o dia. Dois anfitriões se esmeram para acomodar todas as nossas vontades, dia e noite, e há ainda uma grande equipe de cozinheiros e housekeepers, todos muito queridos.
CLIQUE AQUI para ver valores e disponibilidade da Kingfisher Villa

Uma outra opção na mesma reserva, ainda que com bem menos mimos, é o tented camp Safari Plains, cujas acomodações são em formato de tendas em meio à reserva. As tendas são espaçosas e algumas incluem até banheira de hidromassagem. Há também opção de tendas familiares, com dois quartos.
As diárias ali incluem dois safáris diários, refeições e bar aberto (com algumas restrições a certos rótulos e coquetéis).
CLIQUE AQUI para conferir disponibilidade e valores do Safari Plains
.

.
Gran finale na Cidade do Cabo
Não é exagero dizer que a Cidade do Cabo é uma das cidades mais bonitas do mundo; tampouco é nonsense comparar sua geografia com a carioca. Majestosamente espremida entre as montanhas e o mar, oferece beleza natural, cultura, gastronomia e história. E tudo isso acrescido de um delicioso clima quase mediterrâneo, vinícolas nos arredores e a bela Table Mountain sempre à vista.
ACOMPANHE A MARI CAMPOS TAMBÉM NO INSTAGRAM
Na Cidade do Cabo também há ótimos museus (Museu Zeitz de Arte Contemporânea, Museu do Distrito Seis, Robben Island, para começo de conversa), gostosos mercados, belas praias, calçadões para caminhadas cênicas, o sempre gostoso Waterfront...
E o distrito de Cape Winelands ainda fica vizinho, facilmente explorável, da grudada Constantia a Stellenbosch e Franschhoek, perfeitas para um longo e preguiçoso almoço com degustação de vinhos.

Na gastronomia, há vários excelentes restaurantes, incluindo muitos com forte influência da culinária malaia.O novo restaurante ROOI, por exemplo, do também renovado hotel One&Only Cape Town, é pedida excelente para degustar sabores bem locais num ambiente elegante, com ótimo serviço.
E a cidade ainda é craque em bares e consumo. Ah! Se estiver na Cidade do Cabo na primeira quinta-feira do mês, ainda pega galerias, lojas e restaurantes na Bree Street abertos até tarde.
LEIA MAIS sobre turismo na África do Sul aqui.
.

.
Onde ficar na Cidade do Cabo
Hotéis econômicos de grandes redes, hotéis boutique, grandes hotéis de luxo, casas de temporada e deliciosos flats - a Cidade do Cabo tem de tudo, seja na região central da cidade, à beira-mar ou até em pleno Waterfront, quando se trata de hospedagem.
ACOMPANHE A MARI CAMPOS TAMBÉM NO INSTAGRAM
Com uma deliciosa piscina com vista para o mar e a menos de cinco minutos à pé de Queen's Beach, o charmoso President Hotel tem seguramente a melhor relação custo X benefício da hotelaria da Cidade do Cabo, com diárias iniciais inacreditáveis para um cinco estrelas tão pertinho do mar.
Membro da exclusiva coleção da Preferred Hotels and Resorts, tem bons quartos em estilo contemporâneo, todos com bastante espaço, cozinha semi-suficiente e deliciosas varandas com vista.
O restaurante principal do President Hotel serve um grande buffet de café da manhã no salão e também na varanda da piscina, com serviço bem simpático. Existem ainda dois bares e um café para petiscos e lanches rápidos.
As diárias incluem também serviço de transfer gratuito ida e volta tanto para outro trecho de praia quanto para o Waterfront ao longo do dia.
CLIQUE AQUI para conferir disponibilidade e valores do President Hotel
.

Já a reabertura mais aguardada da hotelaria na cidade foi a do Cape Grace, a Fairmont Managed Hotel. Agora sob a administração de uma das bandeiras de luxo da Accor, um dos hotéis mais bonitos da Cidade do Cabo voltou ainda mais gostoso.
Instalado bem no coração do V&A Waterfront, seu lobby renovado ficou escandalosamente bonito - e muito mais aconchegante. Ganhou também um delicioso café-biblioteca e o restaurante com vista para a marina e a Table Mountain está servindo um irretocável café da manhã com serviço híbrido buffet + à la carte.
Os quartos do Cape Grace ganharam mais espaço e décor muito mais delicado e aconchegante - mas mantendo as deliciosas vistas da varanda para o porto, marina, a silhueta majestosa da Table Mountain (ou tudo isso junto!).
O clássico speakeasy Bascule Bar (com entrada em plena orla da marina, aberto também a não hóspedes) ficou ainda mais bonito, mais escuro, sexy, e ganhou nova carta bastante extensa de coquetéis autorais - mas mantendo, é claro, a mesma coleção incrível de centenas de rótulos de uísque.
CLIQUE AQUI para conferir valores e disponibilidade do Cape Grace, a Fairmont Managed Hotel
.

_______________
Dica extra
Recomendo muito que você já chegue à África do Sul com um chip de celular ativado para garantir que sempre tenha acesso à internet. Há anos utilizo por lá o chip para viagens internacionais da O Meu Chip (que, aliás, funciona muito bem em diversos países do mundo todo) - e fiquei conectada 100% do tempo, sem estresse ou qualquer dificuldade. E eles contam com ajuda em português no Whatsapp caso você tenha qualquer dificuldade com o uso do seu chip. Há sempre pelo menos 15% de desconto na compra de qualquer chip físico ou eSIM NESSE LINK com o cupom MARICAMPOS.
ACOMPANHE A MARI CAMPOS TAMBÉM NO INSTAGRAM
.
.