PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Turismo de luxo, hotelaria e novas tendências do mercado de viagens e turismo

Silver Ray: nova beleza em alto mar

PUBLICIDADE

Por Mari Campos

A inovadora armadora de cruzeiros de ultra luxo Silversea está celebrando o marco de seus 30 anos neste 2024 com o lançamento de seu 12o. navio. O belo Silver Ray, segundo navio da revolucionária classe Nova, acaba de ser inaugurado em Lisboa e está operando sua primeira temporada no Mediterrâneo.

PUBLICIDADE

ACOMPANHE A MARI CAMPOS TAMBÉM NO INSTAGRAM

Tive o enorme prazer de (após uma curta mas deliciosa estadia pré cruzeiro no belo, clássico e recentemente renovado Four Seasons Hotel Ritz Lisbon) ser a única jornalista sul-americana convidada para a viagem de shakedown do novo navio. A cerimônia de inauguração e batismo (com o novo champagne favorito da armadora, o Duval-Leroy) foi realizada oficialmente no último dia 12 de junho, em Lisboa, após um delicioso itinerário entre a capital portuguesa e Cádiz, no sul da Espanha.

 Foto: Mari Campos
 Foto: Mari Campos

A esperada chegada do Silver Ray, que saiu em sua primeira viagem com hóspedes pagantes no dia 15 de junho, dá continuidade a um ano especialmente marcante para a marca, que comemora três décadas como pioneira do setor e constante líder em cruzeiros de luxo e de expedição.

LEIA TAMBÉM: Silversea renova mercado dos cruzeiros de luxo

Publicidade

A cerimônia de inauguração e batismo do novo navio foi liderada por Jason Liberty, presidente e CEO do Royal Caribbean Group, Bert Hernandez, novo presidente da Silversea, Capitão Alessandro Zanello (que celebra esse ano jubileu de prata na armadora) e a Dra. Josefina Olascoaga, cientista marinha indicada como madrinha da embarcação. "Dar as boas vindas ao Silver Ray reafirma nosso compromisso em entregar com a Silversea as melhores experiências em viagens de ultra luxo e de expedição", disse Liberty. 

Bert Hernandez, que recentemente assumiu a presidência da marca de ultra luxo mas já era parte do grupo Royal Caribbean há muitos anos, declarou: "Inaugurar o Silver Ray no mesmo ano em que a Silversea celebra 30 anos de excelência é conectar nosso passado com nosso futuro, enquanto seguimos liderando as viagens de luxo e as inovações do setor".

LEIA TAMBÉM: Silversea inaugura novo navio em Lisboa

.

 Foto: Mari Campos
 Foto: Mari Campos

.

Silver Ray: design disruptivo e muita luz natural

A história da Silversea, que já levou cerca de 800.000 viajantes pelos sete mares, começou como a grande pioneira dos cruzeiros de ultra luxo com o lançamento do Silver Cloud, em 1994.

Publicidade

O Silver Ray, assim como a embarcação irmã Silver Nova, inaugurada oficialmente em janeiro último, trazem mudanças importantes na evolução da marca: são seus maiores navios, com capacidade para mais de 700 hóspedes, e têm um design assimétrico e muito mais contemporâneo, focando também em viajantes mais jovens (e 98% dos espaços publicos repletos de luz natural).

ACOMPANHE A MARI CAMPOS TAMBÉM NO INSTAGRAM

Ainda assim, muitas das características iniciais da Silversea continuam bem presentes e a diferenciam da concorrência, com 100% suítes em todos os navios, todas as acomodações com serviço de mordomo, uma das mais altas proporções de espaço por hóspede e de tripulação por hóspede no mar.

E um serviço "tudo incluído" realmente abrangente, com bebidas, refeições, excursões em terra, wifi, transfers e diversas experiências imersivas sempre incluídas nas tarifas - que, aliás, seguem sendo das melhores relações custoXbenefício do mercado.

 Foto: Mari Campos
 Foto: Mari Campos

São 10 restaurantes diferentes, um delicioso café e 6 bares a bordo (cada um com menu exclusivo e programa de mixologia dedicado), além do room service 24h incluído. O restaurante francês La Dame agora conta com supervisão do chef Jean Luc Robanel, 2 estrelas Michelin. E ainda há spa, boutique, teatro, distintos lounges, um grande spa, academia com vista, escola de gastronomia (o S. A.L.T. Lab) e outros espaços.

Publicidade

No novo Silver Ray, a gente nunca perde o mar de vista, mesmo dentro do navio - todas as acomodações têm varanda privativa e os ambientes internos também têm janelas enormes de vidro e muita luz natural. E o mesmo vale para os elevadores, todos panorâmicos e idilicamente voltados para o mar e as paisagens exteriores.

LEIA TAMBÉM: Cruzeiros têm hoje a melhor relação custoXbenefício do turismo de luxo

 Foto: Mari Campos
 Foto: Mari Campos

A bela piscina foi deslocada para a lateral e ganhou borda infinita, garantindo vista para o mar ou o destino visitado não apenas a partir de seu interior como também de qualquer uma das muitas espreguiçadeiras do deck.

"Removemos absolutamente tudo que era supérfluo no design e no décor do navio para manter o foco da visão do viajante sempre no destino; no que esta fora do navio e não no que está dentro", me disse Andrea Tonet,VP de estratégia de produto da Silversea."No pool deck, temos o melhor rooftop de qualquer porto onde o Silver Ray estiver", garante. 

Aliás, fun fact trazido por Andrea: com os 3600 m2 de área total do pool deck, mesmo que 728 passageiros (a capacidade máxima do Silver Ray) resolvessem usar o espaço simultaneamente, ainda sobrariam 6m2 exclusivos para cada um deles. 

Publicidade

LEIA TAMBÉM: 1o experiências imperdíveis em Barcelona

.

 Foto: Mari Campos
 Foto: Mari Campos

.

Três décadas de história e pioneirismo

O Silver Ray é também o mais recente navio a oferecer o incrível programa S.A.L.T.(iniciais para Sea and Land Taste, Sabor do Mar e da Terra), que inclui aulas de culinária gratuitas a bordo, um restaurante dedicado (cujo menu muda conforme o destino visitado), Chef's table e excursões especiais em terra.

ACOMPANHE A MARI CAMPOS TAMBÉM NO INSTAGRAM

É importante destacar que a beleza do Silver Ray não é apenas superficial: assim como no Silver Nova, seus motores podem funcionar com gás natural liquefeito, o combustível marítimo mais limpo, e há bateria reserva para cobrir a demanda de picos de consumo, como partida do porto.

Publicidade

O próprio design do casco também é mais eficiente em termos energéticos por si só e o navio pode ser conectado, onde disponível, eliminando emissões no porto. Silver Ray e Silver Nova são os dois dos navios de cruzeiro com maior eficiência energética já construídos.

 Foto: Mari Campos
 Foto: Mari Campos

Segundo Roberto Bruzzone, vice-presidente de Operações Marítimas da Silversea, os dois navios da classe Nova reduzem as emissões de carbono em 40% mesmo em comparação com os outros navios mais novos da marca (Silver Dawn, Silver Muse e Silver Moon).

O novo design mudou também muita coisa para a tripulação, criando espaços para eles até então inéditos em outros navios (incluindo uma interessante área de wellness com saunas, cadeiras de massagens e outras facilidades). 

LEIA TAMBÉM: Dubai se consolida como meca do turismo de luxo

O Silver Ray é ainda um dos mais caros navios já construídos - tudo parte das estratégias da marca."O Nova e o Ray poderiam ser mais eficientes financeiramente? Poderiam, provavelmente. Mas nao é o que queriamos; queriamos entregar algo incrível, unico e icônico, e chegamos lá", orgulha-se Hernandez. 

Publicidade

 Foto: Mari Campos
 Foto: Mari Campos

O novo presidente da Silversea, Bert Hernandez, disse ainda que o conceito de luxo que os hóspedes da Silversea procuram envolve sempre destinos de primeira linha, inovação culinária e serviço personalizado de altíssima qualidade. "Queremos proporcionar as melhores experiências de férias do mundo", defende Hernandez.

Em três décadas de história, os navios da Silversea (Silver Ray?,Silver Nova®,Silver Dawn?,Silver Shadow®,Silver Whisper®, Silver Spirit®,Silver Muse®, Silver Moon?, Silver Endeavour?, Silver Origin®, Silver Wind® e Silver Cloud®) já receberam quase 800.000 hóspedes desde o lançamento do Silver Cloud, em 1994, e hoje oferecem itinerários que abrangem todos os continentes. 

ACOMPANHE A MARI CAMPOS TAMBÉM NO INSTAGRAM

.

. 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.