Uma das mais importantes armadoras de cruzeiros de luxo está de volta: a Crystal Cruises retornou ao mercado, agora repaginada e sob as asas da Abercrombie & Kent, cheia de novidades. Para conferir todas as novidades da nova fase de seus navios, embarquei em um itinerário de sonho pelo Báltico durante este verão europeu.
ACOMPANHE A MARI CAMPOS TAMBÉM NO INSTAGRAM
Estocolmo. Copenhague. Helsinque. Tallinn... Só esse quarteto fantástico de cidades nórdicas já seria beleza suficiente para convencer um viajante explorar o Báltico, em cruzeiro ou por terra, sem sombra de dúvidas.
Mas embarquei no renovado Crystal Symphony, com todo o conforto, em um roteiro de quase duas semanas que passou não apenas por estas coloridas cidades, de centros históricos tomados por ruas de paralelepípedos, palácios, jardins, canais e bicicletas como também Amsterdã, Hamburgo, Gdansk (a maior e melhor surpresa da viagem!) e Turku - em uma jornada realmente inesquecível, de beleza arrebatadora.
Foram deliciosos dias envolvida em um caldeirão cultural de idiomas, gastronomia, tradições e diversidade enquanto singrávamos ladeando paisagens espetaculares nos arredores do Mar Báltico. Um roteiro simplesmente perfeito, com pernoites em algumas cidades do roteiro, que funciona como o tira-gosto perfeito para decidir para quais cidades e países desejamos voltar.
A bordo, seus pouco mais de 600 passageiros a cada viagem têm quase tudo incluído: refeições, bebidas, lanches, internet, serviço de quarto, minibar...As suítes melhores têm também serviço de mordomo dedicado incluído, assim como diversas outras facilidades que chegam até aos serviços de lavanderia durante a viagem.
Há também um interessante menu de atividades diurnas e noturnas incluídas, incluindo shows, palestras, performances musicais e outras atividades esportivas e recreativas.
A cada escala, os passeios e atividades são invariavelmente cobrados à parte, para quem se interessar em adquiri-los; mas a armadora disponibiliza shuttle buses gratuitos para que os hóspedes possam ir e voltar confortavelmente do navio ao centro das cidades visitadas.
LEIA TAMBÉM: Cruzeiros podem ter hoje a melhor relação custo X benefício do turismo de luxo
.
.
A nova Crystal Cruises
A Crystal Cruises relançou recentemente seus navios Crystal Serenity e Crystal Symphony e conseguiu trazer de volta a maioria da tripulação de antigamente. Além dos restaurantes de sempre, ambos navios destacam o delicioso Umi Uma by Nobu, o primeiro restaurante do chef Nobu Matsushita em alto mar.
ACOMPANHE A MARI CAMPOS TAMBÉM NO INSTAGRAM
Há novos ambientes mais modernizados - como o restaurante Tastes, no deck 11; mas o estilo do navio segue tão old fashioned como antes (curiosamente para felicidade de seus hóspedes; a Crystal tem uma das faixas etárias mais altas entre os hóspedes).
A gastronomia a bordo, aliás, está melhor que nunca. São seis opções de restaurantes incluídas no Crystal Symphony (embora em duas delas, Umi Uma e Osteria d'Ovidio, o hóspede infelizmente só possa jantar uma vez ao longo da viagem), mais um café, uma sorveteria e o serviço de quarto, sempre disponível. E tudo é realmente saboroso e bem apresentado.
Além dos dois restaurantes de especialidades citados acima, o grande destaque fica por conta do restaurante principal, oexcelente Riverside, sempre à la carte.
São novidades também o novo Aur?ra Spa e a existência de algumas cabines individuais (sem varanda, mas com vista para o mar). Vale lembrar que nem todas as acomodações foram renovadas.
A Crystal Cruises não apenas voltou como está pronta para expandir. A armadora que por mais de três décadas foi uma das mais significativas no mercado dos cruzeiros de luxo acabou falindo durante a pandemia; mas seus navios Serenity e Symphony foram comprados pela operadora de turismo de luxo Abercrombie & Kent Travel Group em junho de 2022.
O retorno da Crystal aos mares tem dado tão certo que agora a A&K planeja expandir a frota da armadora, lançando quatro novos navios até 2029 - incluindo dois navios de expedição, um dos segmentos que mais cresce nesta indústria.
As acomodações do Crystal Serenity e do Crystal Symphony foram não apenas reformadas, como em boa parte reconstruídas - como a capacidade de passageiros diminuiu, as suítes ficaram ainda maiores e mais confortáveis.
Os roteiros da Crystal Cruises pela Europa têm tarifas a partir de US$ 3.800 por hóspede; mas a armadora opera também, com seus dois navios, em diversos outros cantos do planeta - inclusive "world cruises". É possível conferir seus itinerários até 2026 no site da Crystal.
LEIA TAMBÉM: Hotéis para dormir em Guarulhos
.
.
Para embarcar no cruzeiro pelo Báltico
A deliciosa viagem pelo Báltico a bordo do Crystal Symphony ficou ainda melhor planejando bem o pré e o pós cruzeiro também. Com a viagem começando em Amsterdã e terminando em Estocolmo, pude alongar a aventura e aproveitar melhor ainda estas duas deliciosas cidades do itinerário.
ACOMPANHE A MARI CAMPOS TAMBÉM NO INSTAGRAM
Para chegar a Amsterdã, voei via Londres em classe executiva com a LATAM Airlines, na Premium Business da companhia, com assentos que reclinam até 180° e acesso direto de todos os assentos ao corredor da aeronave.
Além disso, há amenidades de qualidade (incluindo duvets, cobertores e travesseiros, todos dispostos em sacolas reutilizáveis de algodão) e ótima gastronomia brasileira (cardápio exclusivo do programa Sabor à Brasileira, elaborado pela chef paulistana Júlia Tricate) - além de embarque e desembarque mais rápido e acesso a todas as salas vip LATAM e associadas.
A LATAM, aliás, irá ampliar sua oferta em 7 rotas internacionais a partir de outubro. Vale lembrar que a companhia conta também com um interessante sistema de trechos de upgrade de classe para membros do programa LATAM Fidelidade.
Para os meus voos de regresso, via Lisboa, utilizei pela primeira vez o aplicativo SeatBoost, que permite que a gente dê lances em assentos de classe superior à que já temos no nosso bilhete aéreo, seja para voos de curta, média ou longa distância. Os leilões ao vivo começam 24h antes da partida do voo; e a gente pode aumentar o lance se percebermos que outros passageiros deram lances maiores.
A gente fica sabendo se conseguiu ou não o upgrade uma hora antes da saída do voo, recebendo o novo cartão de embarque diretamente no aplicativo da SeatBoost, para embarcar sem qualquer dúvida ou stress. Importante: a gente só é cobrado SE e QUANDO nosso lance é o vencedor no leilão.
O aplicativo é gratuito e pode ser baixado em iOS ou Android. São poucas as companhias aéreas conveniadas a ele, mas a LATAM acaba de ingressar o roll (Tap, Iberia e Avianca, por exemplo, também fazem parte).
LEIA TAMBÉM:
.
.
Hospedagem caprichada antes e depois do cruzeiro
Em Amsterdã, passei dias lindos, hospedada no renovado (e ainda mais sofisticado) Hotel De L'Europe, que é membro da coleção da The Leading Hotels of the World. O mais sedutor hotel da cidade foi repaginado e ganhou mais design e contemporaneidade em toda parte.
ACOMPANHE A MARI CAMPOS TAMBÉM NO INSTAGRAM
Ali tive o prazer de me hospedar na nova suíte Wolfi Pictures, um das 't Huis suites que acabam de ser lançadas pelo De l'Europe em um edifício vizinho ao icônico prédio principal, com vistas espetaculares para os canais de Amsterdã.
Super contemporâneas, cada uma delas foi projetada por um consagrado nome da alta-costura, do cinema, da arte, do jornalismo ou do design (pense em Ronald van der Kemp, Van Gogh Museum, KOKKE House, gloobes ou Harper's Bazaar, por exemplo), criando uma opção de hospedagem totalmente imersiva. E amenidades Diptyque, espetacular serviço de café da manhã e dois ótimos restaurantes, bem no coração de Amsterdã.
CLIQUE AQUI para detalhes de valores e disponibilidade de Hotel De L'Europe
Ao final do cruzeiro com o Crystal Symphony, em Estocolmo, fiz minha base no delicioso Radisson Collection Stockholm Strand, parte da coleção de hotéis de luxo da Radisson. O hotel tem também localização perfeita no principal canal da cidade, a passos de suas principais atrações.
Acomodações muito espaçosas, excelente conexão à internet, ótimo serviço de café da manhã, um bom bar e vistas simplesmente arrebatadoras para a cidade (vale cacifar as suítes maiores, com múltiplas janelas para a fachada principal do hotel).
ACOMPANHE A MARI CAMPOS TAMBÉM NO INSTAGRAM
.
_________________________
Durante toda a viagem pelo Báltico, passando por diversas cidades em 7 países, usei novamente um chip internacional de celular para ficar 100% do tempo conectada, em modo ilimitado. Um mesmo chip para toda a viagem, sem stress, e sempre conectada. São diversos tipos de chips e eSIMs disponíveis - e você tem sempre pelo menos 15% de desconto em qualquer um deles com o cupom MARICAMPOS neste link aqui.
.
.
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.