Foto: Claudinê Petroli/Estadão
Um incêndio trágico em Nova York e uma revolução na Rússia estão entre os eventos que influenciaram a criação da data.
Foto: Acervo/Estadão
O Dia Internacional da Mulher foi oficialmente criado pela ONU em 1977. No entanto, o dia 8 de março já era utilizado por movimentos femininos como uma data para celebrar a luta pelos direitos das mulheres desde o início do século 20.
Foto: Reprodução/The Illustrated London News
Desde o final do século 19, organizações socialistas e sufragistas feministas defendiam a criação de um data para lembrar a luta das mulheres por direitos. Em 1910, na Conferência Internacional das Mulheres Socialistas, Clara Zetkin defendeu a criação de uma mobilização anual.
Foto: eprodução/ The Illustrated london News
Em 25 de março de 1911, um incêndio na fábrica de roupas Triangle Shirtwais, em Nova York, matou 146 pessoas; 23 homens e 123 mulheres e meninas. Foi o mais mortal acidente industrial da cidade e trouxe atenção para as péssimas condições de trabalho.
Foto: Reprodução/ The Illustrated London News
A revolta diante da tragédia na tecelagem se transformou numa bandeira por melhores condições de trabalho para as mulheres e acabou arregimentando mais ativistas para as diferentes causas femininas defendidas no Dia Internacional da Mulher.
Foto: Acervo/Estadão
Um episódio definido pelo protagonismo feminino marcou o início do processo que colocou fim a 300 anos de monarquia na Rússia. A Revolução Russa, evento que transformou o mundo em 1917, teve nas mobilizações do Dia Internacional da Mulher um dos seus primeiros atos propulsores.
Foto: Reprodução/ The Illustrated London News
Uma onda de insatisfação irrompeu entre mulheres nas filas de racionamento, naquele 8 de março. Pedindo por por pão, melhores condições de vida e pela saída da Rússia da Primeira Guerra, elas se juntaram aos comícios do Dia da Mulher. A mobilização tomou as ruas de São Petersburgo.
Foto: Reprodução/The Illustrated London News
Operários aderiram à manifestação, cerca de 50 mil trabalhadores entraram em greve. Foi a primeira vez, durante o levante de fevereiro em Petersburgo, que soldados rebelaram-se contra o poder imperial, tornando evidente a ruptura, fator determinante para a sequência da revolução. Leia mais
Foto: Alfredo Rizzutti/Estadão
A ONU declarou o ano de 1975 o Ano Internacional da Mulher. Ações e jornadas por todo mundo foram desenvolvidas pela organização para promover a igualdade de gêneros e a proteção dos direitos das mulheres. Em 1977, o dia 08 de março foi oficializado como o Dia Internacional da Mulher. Leia mais