Foto: Reprodução / L'Illustration

Acervo

Jogos Olímpicos de 1924 em Paris

Conheça 10 curiosidades sobre a 2ª Olimpíada realizada na França

Foto: Reprodução / L'Illustration

1- A 2ª Olimpíada em Paris

Após 100 anos, Paris voltou a sediar uma Olimpíada. Em 1924, a cidade sediou pela segunda vez os Jogos Olímpicos, a primeira vez havia sido em 1900. A XVIII edição dos jogos fez parte da retomada do evento esportivo mundial, foi a 2ª edição realizada após a Primeira Guerra Mundial.

Foto: Reprodução / L'Illustration

2- Retomada

Em meio ao processo de reconstrução da Europa, e sob a sensação da retomada da normalidade dos tempos de paz, o Esporte voltava a ocupar seu espaço como elemento de conexão entre os povos. Os Jogos tiveram seu maior número de participantes: 44 Nações.

Foto: Reprodução / L'Illustration

3- Alemanha fora dos Jogos

Por seu papel na Primeira Guerra Mundial, a Alemanha não foi convidada para os Jogos. Com as feridas do conflito ainda abertas, o mundo vivia um período de animosidade em relação ao povo alemão. A França em particular brigava em instâncias internacionais para receber indenizações de guerra.

Foto: Reprodução / L'Illustration

4- Barão de Coubertin

O barão de Coubertin, fundador dos Jogos Modernos, viu as Olimpíadas retornarem à sua cidade Natal e comemorou o sucesso do evento. Foram 3.089 atletas que participaram dos Jogos. O público estimado foi de 625 mil espectadores. Após Paris, Coubertin deixou a presidência do COI.

Foto: Reprodução / L'Illustration

5- Popularização

As Olimpíadas de 1924 evidenciaram a crescente popularização e interesse pelos Esportes em todo o mundo. Na edição anterior, em 1920, nos Jogos Olímpicos da Antuérpia, na Bélgica, 29 países competiram. em Paris, o número saltou para 44.

Foto: Reprodução / L'Illustration

6- Ao vivo pela primeira vez

Mais de mil jornalistas cobriram os Jogos. Além do registros fotográficos e em filme, pela primeira vez, a competição foi narrada pelo rádio. As transmissões eram ao vivo pela Radio Paris, e feitas pelo jornalista Edmond Dehorter, que se tornou um dos primeiros comentaristas esportivos da história.

Foto: Reprodução / L'Illustration

7- Mulheres nas Olimpíadas

As Olimpíadas de um século atrás mostravam a crescente participação feminina nos Jogos, 135 mulheres competiram em 1924. Na edição anterior foram 65. Foi também em Paris, nos Jogos de 1900, que elas participaram pela primeira vez de uma Olimpíada Na ocasião, foram 22 atletas.

Foto: Acervo/Estadão

8- Brasil nos Jogos de 1924

O Brasil enviou apenas 12 atletas e competiu só em 3 modalidades. Voltou sem medalhas. Na edição anterior, foram 21 competidores e conquistou seu 1º ouro olímpico. Com escassa verba federal, coube a instituições como a Federação Paulista de Atletismo viabilizar a ida de atletas para os Jogos.

Foto: Reprodução / L'Illustration

9- EUA: Potência do Esporte

Nos Jogos de 1924, os Estados Unidos se afirmavam como uma potência do Esporte. Os americanos conquistaram 99 medalhas naquela edição, 45 foram de ouro. Mais do que o dobro das conquistadas pela Finlândia e França que ocuparam o 2º e 3º lugar no quadro de medalhas.

Foto: Reprodução/ The Illustrated London News

10- Do pódio para o cinema

Johnny Weissmuller, três vezes ouro na natação em 1924 pelos EUA, se tornou um astro de Hollywood imortalizou nas telas o personagem Tarzan. A história do britânico Harold Abrahams (à direita na foto), ouro nos 100 metros rasos, foi retratada em Carruagem de Fogo (1981), vencedor do Oscar de Melhor Filme.

Leia mais