Foto: Tiago Queiroz
No sábado é comemorado o Dia de Nossa Senhora Aparecida. A data foi escolhida em 1953 pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e é feriado nacional desde 1980
Foto: Werther Santana/Estadão
A data é uma referência ao dia em que uma imagem de Nossa Senhora da Imaculada Conceição foi encontrada no rio Paraíba do Sul, em Guaratinguetá, em 1717. Mas não é a data exata do encontro da santa: ela foi retirada do rio durante a segunda quinzena de outubro – após o dia 12, portanto.
Foto: Museu Imperial de Petrópolis
Apesar do culto à Nossa Senhora Aparecida já ser grande no Brasil quando a família real veio para o País, em 1808, Dom Pedro I proclamou São Pedro de Alcântara padroeiro do Brasil e instituiu 12 de outubro como data da celebração porque era o seu aniversário – o imperador nasceu nesse dia, em 1798.
Foto: Tiago Queiroz
São Pedro de Alcântara já não era popular durante o Império e foi ainda mais ignorado quando o Brasil virou República, em 1889. Mas, ainda se passaram quatro décadas até o reconhecimento de Nossa Senhora Aparecida, declarada padroeira do Brasil em 1930, pelo papa Pio XI.
Foto: Agliberto Lima/Estadão
Foram testadas várias datas de celebração de Nossa Senhora Aparecida, até que, em 1953, a CNBB estabeleceu o mesmo 12 de outubro em que antes se comemorava o Dia de São Pedro de Alcântara. A celebração dele foi transferida para 19 de outubro, um dia após sua morte, em 1562.
Foto: Taba Benedicto/Estadão
O primeiro milagre atribuído à padroeira do Brasil ocorreu em 1717: após passar horas sem conseguir um peixe sequer, pescadores encontraram a imagem dela no rio Paraíba do Sul e passaram a pescar centenas deles.
Foto: Taba Benedicto/Estadão
Quer saber mais sobre Nossa Senhora Aparecida?
Fabio Grellet