Foto: Taba Benedicto/ Estadão
Pesquisa da Confederação Nacional do Transporte avaliou 111.853 quilômetros de estradas do País. Nove das dez melhores ficam no Estado de São Paulo.
Foto: Creative Commons
A SP-065 (rodovia Dom Pedro I) liga Campinas e Jacareí e tem 147 km.
Foto: João Paulo Chagas/Creative Commons
A SP-070, que tem 132 quilômetros de extensão e interliga Guarulhos e Taubaté, é uma opção para desafogar o trânsito da Via Dutra.
Foto: José Reynaldo da Fonseca/Creative Commons
A SP-300, que tem 608 quilômetros de extensão e liga Jundiaí a Castilho, é a oitava melhor do Brasil, segundo a pesquisa.
Foto: André atl/Creative Commons
A Elyeser Montenegro Magalhães (SP-463), que tem 192 km de extensão e liga Ouroeste a Clementina, no interior paulista, é a única estrada mantida pelo poder público entre as dez melhores.
Foto: CCR ViaLagos
A RJ-124 é a única não paulista entre as dez melhores. Ela liga Rio Bonito a São Pedro da Aldeia, na Região dos Lagos fluminense, tem 57 quilômetros de extensão e foi inaugurada em 1998.
Foto: Governo do Estado de São Paulo
A SP-348, que liga Cordeirópolis a São Paulo, foi considerada a quinta melhor estrada do Brasil. Construída para aliviar o fluxo de veículos na rodovia Anhanguera, foi inaugurada em 1978.
Foto: Daniel Teixeira/Estadv£o
O Rodoanel Mário Covas contorna a cidade de São Paulo interligando estradas para evitar que veículos tenham de entrar na capital apenas para mudar de rodovia.
Foto: Fernando Lima/Creative Commons
A SP-225, analisada no trecho de 225 km que liga Itirapina a Santa Cruz do Rio Pardo, foi classificada como a terceira melhor rodovia do Brasil.
Foto: Taba Benedicto/ Estadão
A SP-099, que tem 98 quilômetros de extensão e liga São José dos Campos a Caraguatatuba, é a principal ligação entre o Vale do Paraíba e o litoral norte paulista.
Foto: Lucas M. F./Creative Commons
Segundo a pesquisa da CNT, a melhor rodovia brasileira é a SP-270, no trecho de 272 km de extensão que liga Presidente Epitácio a Ourinhos, no interior paulista. Três quesitos foram analisados: pavimento, sinalização e geometria da via.
Fabio Grellet