Foto: Wilton Junior/Estadão
Anualmente, o The New York Times, um dos maiores veículos de mídia do mundo, monta uma lista de melhores lugares para visitar, considerando vilas, municípios, patrimônios culturais, entre muitos outros. Na edição de 2024, um único local do Brasil está no ranking.
Foto: scaliger/Adobe Stoc
Nenhuma das paisagens naturais brasileiras está presente na lista. O local do País escolhido pelo The New York Times divide espaço com Paris, um ‘reino submerso’ no Egito ou mesmo visitar a Nova Zelândia de trem, que foram alguns dos programas selecionados pelo jornal americano.
Foto: Adobe Stock
A capital federal, Brasília, é a representante nacional nos melhores lugares para visitar do The New York Times de 2024, superando, por exemplo, Rio de Janeiro e São Paulo, que costumam aparecer com frequência em listas nacionais, bem como municípios do Nordeste.
Foto: Ricardo Stuckert/PR
Como é de se imaginar, um dos grandes expoentes de Brasília é o Palácio da Alvorada, residência oficial do presidente da República. Reaberto para visitação em 2024, ele foi destacado como um dos “edifícios futuristas e modernistas” a se conhecer na cidade.
Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado
Não somente a casa presidencial foi relembrada pelo The New York Times, como também o local de trabalho do chefe do Executivo: o Palácio do Planalto. A arquitetura de Oscar Niemeyer para o edifício, incentivada pelos planos de Lúcio Costa para Brasília, foram referências no ranking.
Foto: Adobe Stock
Além de Brasília, outros 12 destinos na América Latina foram escolhidos pelo The New York Times: O’Higgins (Chile), Yucatán (México), Choquequirao (Peru), Montevidéu (Uruguai), Quito (Equador), Salar de Uyuni (Bolívia) Dominica, El Salvador, Granada, Camino de Costa Rica, Caminho da Totalidade e a Reserva da Borboleta-Monarca (México).
Foto: Pedro Kirilos/Estadão
Quais são as 2 cidades do Brasil entre as 100 melhores para viver trabalhar e visitar
Fabio Tarnapolsky