Foto: Divulgação/Prime Vídeo

Brasil

Suzane Richthofen: Veja detalhes que ajudaram a polícia a desvendar o caso

Assassinato do casal Marísia e Manfred von Richthofen está de volta à cena nacional com o lançamento do terceiro filme sobre o caso.

Foto: Daniel Teixeira/Estadão

Um dos crimes de maior repercussão nacional

Há 21 anos, em 31 de outubro de 2002, o casal von Richthofen foi assassinado em sua mansão, no bairro Campo Belo, em São Paulo. O crime teve ampla repercussão nacional pelo fato de a principal suspeita ser a filha do casal, Suzane von Richthofen.

Foto: Sebastião Moreira/Estadão

Mortos a mando da própria filha

Após as investigações, foi comprovado que Suzane levou os irmãos Daniel e Cristian Cravinhos em seu carro e abriu a porta da residência para que eles matassem Manfred e Marísia. Ela era namorada de Daniel.

Foto: Paulo Pinto/AE

Roubo forjado

De acordo com a polícia, Suzane se certificou de que seus pais dormiam. Em seguida, ela, Daniel e Cristian simularam um cenário de roubo e os dois irmãos mataram o casal com golpes de porrete na cabeça.

Foto: Reprodução/TV Record

Falhas no enredo

Não demorou para que a polícia detectasse falhas no enredo montado pelo trio e os três entrassem no foco das investigações. O comportamento de Suzane, que não demonstrou luto, foi a principal suspeita.

Foto: Reprodução/Sergio Castro/AE

Festa logo após a morte dos pais

Ao Estadão, o ex-delegado da Polícia Civil de São Paulo José Masi, responsável pelo caso, contou que Suzane deu uma festa na residência da família, com direito a churrasco e piscina, dias após a morte dos pais.

Foto: AGLIBERTO LIMA / AE

Trocas de olhares e cochichos

No cenário do crime, a casa arrumada demais para uma situação de roubo e o comportamento dos suspeitos, com trocas de olhares e cochichos, levou à convicção de que eles estavam envolvidos.

Foto: Tiago Queiroz/Estadão

Confissão de Cristian

Uma semana depois do crime, Cristian Cravinhos admitiu a participação no assassinato. A investigação descobriu que ele comprou uma moto pagando 3,6 mil dólares, dinheiro furtado da casa dos Richthofen.

Foto: Robson Fernandjes/AE

Série de confissões

Após a confissão de Cristian, Daniel também admitiu o crime e, em seguida, Suzane. O relato dela foi “monótono” e “sem demonstrar emoção”, segundo uma das roteiristas do novo filme, Ilana Casoy.

Foto: Reprodução/TV Record

Motivação

O motivo do crime ficou claro: o relacionamento de Suzane com Daniel não era aprovado pelos pais dela. Manfred teria usado de força física contra a filha e prometido deserdá-la se não terminasse o namoro.

Foto: Agliberto Lima/AE

Condenação

Suzane foi condenada a 39 anos e seis meses de prisão em regime fechado, mesma pena aplicada a Daniel Cravinhos. Cristian Cravinhos pegou 38 anos e seis meses de reclusão.

Foto: Reprodução/Record TV

Sem direito à herança

Condenada pelo crime de parricídio (homicídio contra os pais), Suzane perdeu o direito à herança milionária. Descendente de família aristocrática alemã, Manfred era engenheiro e Marísia, médica psiquiátrica.

Foto: Robson Fernandjes/Estadão

Suzane será mãe em 2024

Suzane tem 39 anos e saiu da prisão em janeiro deste ano. Ela abriu um negócio de acessórios femininos em Angatuba (SP), namora um médico e está grávida de uma menina, segundo o biógrafo Ulisses Campbell.

Foto: Sebastião Moreira/AE

Daniel tem vida discreta

Daniel, hoje com 42 anos, progrediu para o semiaberto em 2013 e passou para o regime aberto em 2019. Ele chegou a se casar em 2014, mas separou. Leva uma vida discreta e trabalha com customizando motocicletas.

Foto: Sebastião Moreira/AE

Cristian foi solto, mas voltou a ser preso

Cristian Cravinhos recebeu a progressão para o regime aberto em 2017, mas no ano seguinte voltou a ser preso, após ser acusado de porte ilegal de munição e pelo crime de corrupção de policiais.

Foto: Stella Carvalho/Divulgação

Saiba mais sobre o caso Richthofen e o novo filme estrelado por Carla Diaz no site do estadão.

Leia mais

Reportagem

José Maria Tomazela

Produção

Giovanna Castro