Foto: Ihor Pukhnatyy
Revista britânica de viagem, ‘Wanderlust’ escolhe anualmente 25 destinos bons para ir. “De novas inaugurações a aniversários comoventes e festivais alegres, essas aventuras e experiências merecem atenção em 2025″, diz a publicação.
Foto: Kevin Ruck/Adobe Stock
O país com mais destinos indicados pela Wanderlust para visitar em 2025 é os Estados Unidos. Constam na lista Flórida, Tennessee, Carolina do Norte, Mississippi e Nova York, pela reabertura de atividades fechadas desde o furacão Helene, em setembro de 2024, e um festival de atividades em NY por conta do centenário do clássico literário ‘The Great Gatsby’.
Foto: Oleg Zhukov
Abu Dhabi foi selecionado pela inauguração dos museus Guggenheim e Zayed National e pela estreia da Bienal de Arte Pública, que deve reunir mais de 70 artistas. O Catar, pela Bienal de Design e a inauguração do Qatar Auto Museum. E a cidade de Riad, na Arábia Saudita, pela agenda cheia de eventos culturais e gastronômicos no Riyadh Season.
Foto: warasit
Este ano faz 80 anos que Hiroshima e Nagasaki foram alvos de bombardeios e haverá homenagens. O Japão também celebrará o festival de arte Setouchi Triennale, espalhado por 17 ilhas, e a Expo Mundial, em Osaka.
Foto: Ondrej Prosicky
Para quem gosta de destinos naturais, a Namíbia é uma boa escolha, segundo a Wanderlust, porque a Reserva Natural de NamibRand foi reconhecida como o primeiro Parque Silencioso da África, perfeito para safáris. Já o Parque Nacional dos Vulcões, em Ruanda, está em expansão e tem se esforçado pela conservação dos gorilas-das-montanhas.
Foto: dream69/Adobe Stock
Um dos locais de praia mais bonitos da Europa, Dubrovnik também terá uma programação cultural diversificada em 2025. É ano de centenário da Orquestra Sinfônica da cidade e serão celebrados festivais de jazz no outono (de setembro a dezembro na Europa).
Foto: Pedro Kirilos
Representante verde-amarelo da lista, o Rio de Janeiro foi selecionado por ter sido recém-eleita a Capital Mundial do Livro da Unesco. Os editores da revista recomendam visitar a famosa Biblioteca Nacional, a Academia Brasileira de Letras e o Real Gabinete Português de Leitura.
Foto: JFL Photography/Adobe Stock
Também são destinos indicados: Alberta, no Canadá; Azerbaijão; as Ilhas Bermudas; Colômbia; Corcovado, na Costa Rica; a Alemanha; a Malásia; Salzburgo e Viena, na Áustria; Singapura; Eslovênia; Austrália; El Salvador; e Vilnius, na Lituânia.
Foto: Pedro Kirilos/Estadão
Aproveite para saber quais são as 20 melhores praias do mundo, segundo lista do Lonely Planet, um guia de viagens australiano.
Giovanna Castro