Foto: nathsegato/Adobe Stock
A Revista National Geographic seleciona todos os anos os 25 melhores locais do mundo para viajar no ano seguinte; na lista de 2025, há um destino brasileiro que foge do óbvio.
Foto: H-Media/Adobe Stock
A lista é feita a partir da opinião de exploradores, fotógrafos e editores da National Geographic. São destinos que oferecem, principalmente, contemplação e aventuras. Na lista para 2025, foram selecionados desde um trem de luxo pela Malásia até caminhadas em um vulcão ativo na Guatemala.
Foto: Rosamarela/Adobe Stock
No meio da lista, está o Cerrado brasileiro, único destino sul-americano selecionado. “É um lugar subestimado, mas incrível, e está desaparecendo diante dos nossos olhos como resultado da agricultura industrial e da pecuária em grande escala”, disse a fotógrafa da National Geographic Katie Orlinsky.
Foto: Reprodução/Instagram: @pousadatrijuncao
A revista destaca a observação de pássaros e safáris para encontrar lobos-guarás como atrativos principais e coloca o local como imperdível principalmente pelo risco de extinção. “A vasta savana do Cerrado abriga 850 espécies de aves e 12 mil espécies de plantas, mas perdeu mais de 40 mil milhas quadradas na última década”, diz a publicação.
Foto: Reprodução via instagram/@pousadatrijuncao
A National Geographic recomenda que seus leitores fiquem hospedados na Pousada Trijunção, que fica na região de divisa entre a Bahia, Minas Gerais e Goiás, “no coração do Cerrado”. A pousada faz parceria com a ONG Onçafari, que monitora o lobo-guará, por isso oferece serviço de safári com guias.
Foto: Reprodução via instagram/@pousadatrijuncao
Trata-se de uma acomodação de luxo no meio do Cerrado, com apenas sete suítes disponíveis, experiência imersiva no bioma e infraestrutura de bem-estar, como piscina, sauna, ofurô, sala de massagem e restaurante com alta gastronomia. A diária em uma suíte standard custa a partir de R$ 3.390.
Foto: Jean-Marc Pierard/Adobe Stock
A National Geographic também listou como destinos imperdíveis em 2025 o Senegal, pela sua beleza colorida e culinária; Bangkok, na Tailândia, pelos seus templos; e Guadalajara, no México, pela cultura local.
Foto: Pedro Kirilos/Estadão
Quer saber quais praias brasileiras são reconhecidas internacionalmente? Descubra no Estadão.
Giovanna Castro