Foto: Cleber/Adobe Stock
Obra pretende ligar 11 municípios e tem custo previsto de R$ 2 bilhões; via deve passar a 29 metros de profundidade no Rio Itajaí-Açu.
Foto: Governo SC/Divulgação
A obra de construção do túnel submerso de 548 metros sob o leito do rio Itajaí-Açu, em Santa Catarina, faz parte do Projeto de Mobilidade Integrada Sustentável da Região da Foz do Rio Itajaí (Promobis). O objetivo é melhorar a conexão das cidades do litoral norte do Estado, entre Itajaí e Navegantes.
Foto: SPI/Divulgação
Com projeto semelhante ao do túnel de 870 metros que vai interligar Santos e Guarujá no litoral do Estado de São Paulo (representado na foto), o túnel catarinense terá 29 metros de profundidade total, com calado livre para navegação de 13 metros. Com as rampas de acesso, que terão 330 m, a estrutura toda vai atingir 878 metros.
Foto: Governo SC/Divulgação
Conforme o responsável técnico pelo projeto, João Luiz Demantova, a seção transversal do túnel terá três células segregadas. As duas seções externas terão três faixas de tráfego - sendo uma exclusiva para ônibus - em cada sentido. Já a célula central terá ciclovia nos dois sentidos e esteiras para pedestres.
Foto: Brastock Images/Adobe Stock
As entradas e saídas do túnel serão no bairro Imaruí, em Itajaí, e entre o centro e o bairro São Domingos, em Navegantes. Durante o trajeto, as cidades conectadas são: Balneário Camboriú, Balneário Piçarras, Bombinhas, Camboriú, Ilhota, Itapema, Luís Alves, Penha e Porto Belo.
Foto: Grandofpv/Adobe Stock
O túnel submerso será mais uma atração turística para uma região que já tem o Balneário Camboriú como ponto de referência na rota turística litorânea do Sul do Brasil. A obra será feita com recursos públicos e privados e a empresa construtora do túnel poderá cobrar pedágio dos usuários, mas o valor ainda será definido.
Foto: Kalafoto/Adobe Stock
A proposta teve os estudos técnicos concluídos e estão sendo elaborados os projetos básicos. A previsão é de entrega dos projetos para início do licenciamento ambiental em 2026. Ainda não há previsão para a entrega.
Foto: Vinicius Alves/PMBC
Aproveite para entender por quê Balneário Camburiú está diminuindo a sua faixa de areia anos após ter feito obra para alargamento.
José Maria Tomazela
Giovanna Castro