Foto: PlinioMarcos/ Adobe Stock

Desde 1503

Conheça a ‘Rota do Medo’, área que concentra naufrágios em Fernando de Noronha

Navio Concórdia naufragou no último dia 15, deixando quatro mortos e um desaparecido. Plataforma que contabiliza acidentes registra 18 casos - o primeiro de que se tem registro ocorreu em 1503.

Foto: Reprodução/TV Globo

Navio transportava 180 toneladas de material de construção e alimentos

O navio Concórdia naufragou a 15 quilômetros de Ponta das Pedras, em Goiana (PE). Ele havia partido do Recife levando comida e material de construção.

Foto: naufrágiosdobrasil/reprodução

Caravela de Américo Vespúcio naufragou em 1503

O site Informações de Naufrágios, criado por especialistas em mergulho, contabiliza 18 ocorrências desse tipo na região de Fernando de Noronha desde o fim do século 19. Mas os registros são ainda mais antigos: uma caravela do italiano Américo Vespúcio naufragou em 1503.

Foto: RENEE PEREIRA/ESTADÃO

Rochedos submersos são causa de acidentes

O arquipélago situado a 545 km dO Recife é um dos únicos pontos de apoio na costa brasileira para embarcações que seguem rumo à Europa, mas é uma região com muitos rochedos submersos.

Foto: Felipe Mortara/Estadão

Colisão deixou mais de 100 mortos

Em 1887, o vapor Bahia bateu no Pirapama, que navegava em percurso inverso. Este conseguiu chegar ao porto mais próximo, mas o Bahia, que transportava cerca de 200 pessoas, afundou em dez minutos. Mais de cem pessoas morreram.