Foto: Stefan Ertmann/Creative Commons

Brasil

Duas cidades devem mudar de nome em 2025. Quando isso já aconteceu no Brasil?

Últimas eleições municipais também serviram para população de municípios de Edison Lobão (MA) e São Luiz (RR) votarem pela mudança de nome da cidade.

Foto: Prefeitura de Campo Grande/Divulgação

Dados

Conforme IBGE, já foram registradas mais de 130 trocas de nomes de municípios brasileiros desde 1938. Algumas dessas mudanças são motivadas por razões históricas, geográficas, legais, mas também por adaptações ortográficas.

LEIA MAIS

Foto: Prefeitura de Ribeirãozinho do Maranhão/Divulgação

Ribeirãozinho do Maranhão (MA)

A população desta cidade do interior do Maranhão aprovou, com 83,8%, mudar o nome de Governador Edison Lobão (governador do Estado entre 1991 e 1994) para Ribeirãozinho do Maranhão. A Constituição proíbe batizar cidades e ruas com nome de pessoas vivas.

VEJA REPORTAGEM

Foto: Prefeitura Municipal de São Luiz do Anauá/Divulgação

São Luiz do Anauá (RR)

Já São Luiz (RR) menor município do Estado - nomeado em homenagem à capital do Maranhão -, deve passar a se chamar São Luiz do Anauá, depois que 83,43% da população escolheu por essa mudança. A escolha por Anauá faz referência a um rio local.

SAIBA MAIS

Foto: Prefeitura Municipal de Campo Grande/Divulgação

Campo Grande (RN)

Esta cidade do interior potiguar foi fundada com o nome de Campo Grande, mas, em 1903, mudou a nomenclatura para Augusto Severo, em homenagem ao inventor do dirigível PAX, Augusto Severo de Albuquerque Maranhão. Mas, um plebiscito em 2018 fez a cidade voltar a ter o nome original.

LEIA REPORTAGEM

Foto: Prefeitura de Serra Caiada/Divulgação

Serra Caiada (RN)

Este município do interior do Rio Grande do Norte se chamava Serra Caiada quando deixou de ser um distrito de Macaíba, na década de 1950. Depois, passou a se chamar Presidente Juscelino e, em 2012, os habitantes do município decidiram voltar ao nome original.

SAIBA MAIS

Foto: Prefeitura de Joca Claudino/Divulgação

Joca Claudino (PB)

Nascida como Santarém, em 1994, a cidade paraibana de Joca Claudino passou a ter este nome em 2010, por meio de uma lei aprovada pela Câmara Municipal. A nova nomenclatura é uma referência ao histórico comerciante do município João Claudino.

VEJA REPORTAGEM

Foto: Prefeitura Municipal de Tacima/Divulgação

Tacima (PB)

A cidade de Tacima foi fundada com este nome, o mesmo quando ainda era um povoado. Em 1996, porém, uma lei municipal a rebatizou para Campo de Santana pela característica geográfica de ser um planalto muito extenso. Contudo, outra lei municipal, de 2009, devolveu ao território o nome original.

LEIA MAIS

Foto: Prefeitura de São Tomé das Letras/Divulgação

Ortografia

Mudanças também são feitas por uma readequação linguística, isto é, uma correção ortográfica que altera o nome da cidade. É o caso de cidades como São Luiz do Paraitinga (era São Luís do Paraitinga); Mogi Mirim (Moji Mirim), São Tomé das Letras (São Thomé das Letras, na foto), entre outros casos.

SAIBA MAIS

Foto: Prefeitura Municipal de Ressaquinha/Divulgação

Ressaquinha, Recursolândia, Sem-Peixe: Veja 10 nomes curiosos de cidades brasileiras

Confira a reportagem

Texto e reportagem

Caio Possati

Veja mais web stories