Foto: moodboard /adobe.stock
Depois de Miguel, o outro nome masculino preferido para registrar recém-nascidos no Brasil é Gael. Foram 22.478 registros em 2023, segundo a Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais.
Foto: Rawpixel.com /adobe.stock
Na Irlanda, deriva do termo “Gaedheal”, que significa “homem irlandês” ou “celta”. Na Escócia, tem origem em “gall” ou “gaidheal”, que significa “estrangeiro” ou “forasteiro”. Na França, é atribuído ao termo francês “gaël”, que significa “generoso” ou “gentil”.
Foto: Rebecca Cabage/Rebecca Cabage/Invision/AP
Existem várias explicações: por ter sido absolutamente raro no Brasil até o início dos anos 2000, por significar generoso e gentil, por ser nome de ator famoso - o mexicano Gael García Bernal.
Foto: Daniel Teixeira/Estadão
Não, tornou-se popular no Brasil a partir dos últimos dez anos. Em 2010 havia apenas 506 pessoas registradas com esse nome no País, segundo o IBGE: 496 homens e 10 mulheres.
Foto: Globo/Divulgação
No Brasil, o ator Paulo Gustavo deixou um filho chamado Gael, e Gael Vicci ficou conhecido ao participar do programa “Estrela da Casa”, da TV Globo. No exterior, além do mexicano Gael García Bernal, são conhecidos os franceses Gaël Morel, ator, e Gaël Touya, esgrimista.
Foto: Taba Benedicto/Estadão
Qual é o nome mais comum no Brasil?
Fabio Grellet