Foto: ballabeyla /adobe.stock
O nome preferido para registrar bebês do sexo feminino no Brasil em 2023 foi Helena, segundo a Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais. Foram 23.132 registros com esse nome, só perdendo para Miguel, que teve 25.216 registros.
Foto: Milen Lesemann /adobe.stock
Helena vem do grego Heléne, a partir de heláne, que significa tocha. O termo hélê quer dizer “raio de Sol”, e Helena significa “a reluzente”, “a resplandecente”. Na mitologia grega, Helena é filha de Zeus e a mulher mais bonita da Grécia.
Foto: André Lobo/Estadão
Fãs de novelas podem atribuir a popularidade a Manoel Carlos – o famoso autor de folhetins teve diversas personagens chamadas Helena entre as principais de suas tramas, desde “Baila Comigo”, de 1981. Mas não há uma justificativa especial comprovada.
Foto: Reprodução
Quando Machado de Assis publicou seu romance “Helena”, em 1876, o nome era bastante raro. A popularidade aumentou entre 1930 e 1950, depois o nome entrou em desuso até a década de 1990 e a partir de então voltou a se tornar popular.
Foto: Oleksii - stock.adobe.com
Também é comum em Portugal e na Grécia. Segundo a mitologia grega, Helena deu causa à Guerra de Tróia, que durou dez anos e começou depois que ela, que era casada, foi raptada pelo príncipe de Tróia. A situação é narrada na obra “Ilíada”, de Homero.
Foto: Tiago Queiroz/Estadão
No Brasil, as atrizes Helena Ramos e Helena Ranaldi e a violeira Helena Meirelles são conhecidas. No mundo, Helena Rubinstein é empresária norte-americana fundadora da famosa empresa homônima de cosméticos.
Foto: ALEX SILVA/ESTADAO
Qual é o nome mais comum no Brasil?
Fabio Grellet