Foto: hamzeh - stock.adobe.com
Medida, que agora valerá até outubro de 2025, pode beneficiar até quem tem bisavós que nasceram no país europeu, segundo consultoria.
Foto: Figurniy Sergey
Brasileiros e outros cidadãos estrangeiros terão mais tempo para entrar com pedido de processo para obter a nacionalidade espanhola por meio da lei que entrou em vigor em 21 de outubro de 2022.
Foto: Luca - stock.adobe.com
A solicitação, que poderia ser feita até 21 de outubro de 2024, foi prorrogada por mais um ano, valendo agora até 21 de outubro de 2025.
Foto: ilker - stock.adobe.com
Segundo Gianesini, COO da Cidadania4u, esse prazo para tirar o documento tende a ficar mais curto para quem precisa fazer primeiro o processo da mãe, por exemplo, e depois iniciar o processo como filho.
Foto: nonglak - stock.adobe.com
Pela norma anterior de nacionalidade, aprovada em 2007, foi concedida a nacionalidade espanhola a 213.787 pessoas, ante 378.862 solicitações, segundo o Ministério de Assuntos Exteriores do país europeu.
Foto: Konstantinos - stock.adobe.com
Do total, 95% são de nações ibero-americanas, o que inclui o Brasil, Cuba, Argentina, México e Venezuela estão entre os mais frequentes.
Foto: Noradoa - stock.adobe.com
Muitas famílias deixaram a Espanha nesta época por diferentes razões. Antes de 1957, mulheres também perdiam a nacionalidade quando casavam com estrangeiros.
Foto: Sonia Oviedo - stock.adobe.com
Segundo Gianesini, uma das grandes vantagens é que agora os netos maiores de idade podem solicitar a nacionalidade espanhola por origem ainda no Brasil, sem a necessidade de morar um ano na Espanha.
Foto: rabbit75_fot - stock.adobe.com
Quer saber mais quem são os beneficiários da Lei da Memória Democrática? Clique no link abaixo.
Foto: Vitalez - stock.adobe.com
Renata Okumura