Foto: WERTHER SANTANA/ESTADÃO
Maria é, de longe, o nome mais frequente no País, segundo o Censo Demográfico feito pelo IBGE em 2010. Havia então 11.734.129 pessoas com esse nome no Brasil. A pesquisa leva em conta só o primeiro nome da pessoa.
Foto: WASHINGTON ALVES/ESTADÃO
A principal influência é religiosa. Maria é o nome da mãe de Jesus, segundo a Bíblia. O Brasil é o maior país católico do mundo – pesquisa Datafolha realizada em 2022 indicou que cerca de 109 milhões de brasileiros seguem essa religião.
Foto: Arquivo/Biblioteca Nacional
Sim, Maria é um nome bastante comum também em vários países europeus, especialmente aqueles com maioria católica. Portugal já teve até uma rainha chamada Maria, mãe de Dom João VI. Grécia, Finlândia, Bulgária e Romênia também são países onde esse nome é popular.
Foto: JOSÉ PATRÍCIO/ESTADÃO
De origem hebraica, Maria deriva de Miryam, que pode significar “senhora soberana” ou “aquela que ama”.
Foto: Fabio Motta/Estadão
Não faltam exemplos de mulheres famosas chamadas Maria, tanto no Brasil, como a militar Maria Quitéria e a cantora Maria Bethânia, como no exterior, como a rainha francesa Maria Antonieta.
Foto: Nilton Fukuda/ Estadão - 04/01/2013
Sim, o nome segue bastante comum. Segundo o censo divulgado em 2010, 1,1 milhão de mulheres nascidas na primeira década de 2000 receberam o nome de Maria. Nos últimos anos foi superado por nomes como Ana e Helena, mas continua sendo muito usado.
Foto: Robson Fernandes/Estadão
Ao contrário de Maria, Mário é pouco adotado. Segundo o IBGE, era apenas o 107º nome mais usado no Brasil em 2010, sendo mais comum entre nascidos na década de 1960 e entre nascidos no Amazonas.
Foto: Pedro Kirilos/Estadão
Mais curiosidades sobre nomes de ruas e avenidas no Brasil
Fabio Grellet