Foto: Tiago Queiroz/Estadão

Maior do Brasil

O que é o Círio de Nazaré?

É um evento católico composto por procissões em louvor a Maria de Nazaré, que ocorre na cidade de Belém-PA e é realizado desde 1793, sempre no segundo domingo de outubro. Era uma tradição portuguesa e hoje é a maior manifestação católica brasileira, reunindo 2 milhões de fiéis.

Foto: Tiago Queiroz/Estadão

De onde vem o nome?

O nome Círio vem do latim “cereum”, que significa vela grande. Inicialmente a procissão era realizada à tarde ou à noite, daí o uso de velas. Em 1854, para driblar um temporal, o Círio passou a ter início de manhã, mas as velas continuam sendo usadas.

Foto: Turismo do Centro de Portugal

Origem da devoção

Em Portugal, o culto a Maria de Nazaré é muito intenso, e seu principal símbolo é uma imagem da Virgem Maria entalhada em madeira, na qual Maria aparece sentada, amamentando Jesus, que está em seu colo. A imagem está em uma igreja na cidade portuguesa de Nazaré.

Foto: ASCOM/Basílica Santuário de Nazaré

Círio português

Em Portugal, Nossa Senhora de Nazaré é celebrada em 8 de setembro. A principal romaria é o Círio da Prata Grande, que passa por 17 cidades ou povoados, transportando uma imagem da santa que não é aquela que está exposta em Nazaré.

Foto: stock.adobe.com

Imagem brasileira

Em 1700, um rapaz chamado Plácido encontrou uma imagem de Nossa Senhora de Nazaré, réplica da estátua de Portugal, entalhada em madeira e com 28 cm de altura, abandonada numa região de Belém. Ele a levou para casa, mas ela voltou sozinha para o local onde havia sido encontrada.

Foto: Tiago Queiroz/Estadão

Sumida

Plácido levou novamente a imagem para casa, e de novo ela voltou sozinha ao local de origem. Ele construiu um oratório para a santa nesse local, e tempos depois o governador mandou levar a imagem para uma capela. Pois a imagem desapareceu da capela e ressurgiu no oratório.

Foto: Wilson Dias/Agência Brasil

Devoção

Com esse e outros milagres, Nossa Senhora de Nazaré passou a ser cultuada em Belém e várias outras cidades da Região Norte. O Círio é considerado patrimônio cultural da humanidade, desde 2013, e patrimônio cultural imaterial do Brasil desde 2004.

Foto: Tiago Queiroz/Estadão

Saiba mais sobre a maior festa católica do País

LEIA MAIS

Texto, reportagem e produção

Fabio Grellet