Foto: FILIPPO MONTEFORTE/AFP

Ferido por onça

Como cura de ferida de onça na cabeça fez papa canonizar padre

Pontífice anunciou, durante a missa na Praça de São Pedro, em 20 de outubro, a canonização do italiano José (Giuseppe) Allamano (1851-1926) por um milagre que ocorreu em Roraima em 1996, conforme o entendimento da Igreja Católica.

Foto: Dida Sampaio/ESTADÃO

Ataque de onça

Em 7 de fevereiro de 1996, um indígena Yanomami chamado Sorino foi atacado por uma onça na Floresta Amazônica, em Roraima, e sofreu grave ferimento na cabeça. Sorino foi atendido inicialmente por missionários da Consolata, congregação fundada por Allamano em 1965.

Foto: Andrew Medichini/AP

Oração

Ao prestar os primeiros socorros, os missionários invocaram o padre José Allamano pela recuperação de Sorino, que em seguida foi levado ao hospital de Boa Vista para ser operado. Ele se recuperou.

Foto: Filippo Monteforte/FILIPPO MONTEFORTE

Milagre oficializado

O processo diocesano para analisar o suposto milagre foi realizado em março de 2021 em Boa Vista. Já o processo do Dicastério para as Causas dos Santos foi concluído em 23 de maio deste ano, com a aprovação do decreto que reconheceu o milagre.

Foto: FILIPPO MONTEFORTE/AFP

Yanomamis

Allamano, que nasceu em Castelnuovo Don Bosco, na Itália, fundou os Institutos dos Missionários da Consolata e das Irmãs Missionárias da Consolata. A Missão Consolata se instalou em 1965 perto da fronteira entre o Brasil e a Venezuela, onde fica a Terra Yanomami, a maior reserva indígena do País.

Foto: Fernando Frazao/Agencia Brasil

Apelo por proteção

Ao anunciar a canonização, o papa Francisco pediu que as autoridades “garantam a proteção destes povos (indígenas) e dos seus direitos fundamentais e contra qualquer forma de exploração da sua dignidade e dos seus territórios”.

Foto: EDUARDO NICOLAU/ESTADÃO

Saiba mais sobre a canonização de José Allamano pelo Papa Francisco

LEIA MAIS

Veja mais Web Stories

Texto e produção

Fabio Grellet