Foto: Reprodução/Iphan
País rico em natureza, o Brasil conta com diversos patrimônios mundiais reconhecidos pela Unesco, muitos deles em áreas de preservação e conservação ambiental. Confira oito desses lugares destacados pela organização.
Foto: Hudson Garcia/ICMBio
No Sul do Brasil, em Foz do Iguaçu, no Paraná, está o Parque Nacional do Iguaçu, conhecido por abrigar as gigantes cachoeiras das Cataratas do Iguaçu, um conjunto de cerca de 275 quedas d’água famoso em todo o planeta. Esses patrimônios naturais podem chegar a 80 metros de altura.
Foto: Gabriel R Vallim/Creative Commons
Localizadas entre os Estados de Paraná e São Paulo, estão as Reservas da Mata Atlântica, que, como o nome já diz, conservam as espécies da fauna e flora desse bioma, um dos mais ameaçados no mundo. São quase 470 mil hectares de área de preservação, com rica biologia.
Foto: Mateus Rodrigues Fiuza/Adobe Stock
Lugar com muita história, a Costa do Descobrimento, no litoral da Bahia e Espírito Santo, foi onde ocorreram os primeiros contatos dos portugueses com os indígenas no Brasil. E as paisagens dessa época ainda estão lá, em oito áreas de conservação separadas.
Foto: Lincoln Barbosa/Creative Commons
Maior área protegida na bacia do Rio Amazonas, a Área de conservação da Amazônia Central é uma das mais ricas em biodiversidade no Brasil. A reserva abriga muitas espécies ameaçadas de extinção que vivem nos ecossistemas da maior floresta do mundo.
Foto: Filipe Frazao/Creative Commons
O Pantanal possui uma grande área de conservação, que chega a quase 188 mil hectares, na região do Mato Grosso. Os rios Cuiabá e Paraguai, dois dos principais em território nacional, estão nessa reserva, que também tem grande diversidade de fauna e flora
Foto: Jonne Roriz/Estadão
As ilhas mais famosas do Brasil ficam em Pernambuco e no Rio Grande do Norte: Fernando de Noronha e Atol das Rocas, o único atol (ilha em formato de anel) no sul do Oceano Atlântico. Concentram belezas naturais e muita vida marítima e terrestre.
Foto: Luciano Thomazelli/Creative Commons
Reservas ‘badaladas’ do País, a Chapada dos Veadeiros e o Parque Nacional das Emas ficam em Goiás, no Centro-Oeste, e abrigam vários animais do Cerrado. A flora por lá também é rica.
Foto: Gilberto Soares/MMA
Uma das maiores regiões de dunas do mundo - e com água, os Lençóis Maranhenses são conhecidos ao redor do planeta. A área é tão grande que passar por ela inteira pode levar dias.
Foto: Pedro Kirilos/Estadão
Quais são as melhores cidades para viver, trabalhar e visitar do Brasil?
Fabio Tarnapolsky