Foto: dorysa /adobe.stock

Protetor dos animais

Qual é o santo de 4 de outubro?

Nesta sexta-feira é comemorado o dia de São Francisco de Assis, conhecido por ter renunciado à riqueza do pai e vivido sem luxos. Ele também é celebrado como protetor dos animais - neste mesmo dia é comemorado o Dia Mundial dos Animais.

Foto: Clayton de Souza/Estadão

Soldado capturado

Francisco nasceu em Assis, na Itália, por volta de 1881, e seu nome verdadeiro era Giovanni di Pietro di Bernardone. Filho de um comerciante próspero, esbanjava dinheiro, era famoso pelas farras e sonhava ser herói. Alistou-se para defender Assis na guerra contra Peruggia, foi capturado e ficou um ano preso.

Foto: Icon Productions/Fox

Mudança radical

Ao ser libertado, Francisco retomou a rotina das farras, mas começou a perder o interesse por elas e passou a se dedicar à religião. Durante um passeio, encontrou um leproso (que na época era afastado da sociedade pelo risco de contágio da doença) e lhe deu dinheiro e um beijo no rosto, sem se contaminar, como Cristo também fizera.

Foto: Reprodução

Herança recusada

Enquanto orava em uma igreja, Francisco ouviu um chamado divino e doou dinheiro de seu pai para a reforma do prédio. O pai dele ficou sabendo e, enfurecido, exigiu a devolução. Francisco se despiu, entregou ao pai as roupas caras que vestia e anunciou que a partir dali se dedicaria só à religião.

Foto: EDUARDO NICOLAU/ESTADÃO

Homenagem

Ao ser eleito papa, em 2013, o cardeal argentino Jorge Mario Bergoglio adotou o nome de Francisco, em homenagem ao santo. Foi a primeira vez que um papa adotou esse nome, e Bergoglio fez isso atendendo ao pedido do cardeal brasileiro Cláudio Hummes, para que o novo pontífice “não se esquecesse dos pobres”.

Foto: Nilton Fukuda/Estadão

Ecologista

Francisco de Assis considerava que todos os seres vivos eram filhos de Deus e, portanto, irmãos. Isso não se restringia aos humanos – valia para todos os animais e as plantas, em uma época em que a natureza era desprezada. Por ser pioneiro na defesa dos animais, tornou-se protetor deles.