Foto: Nilton Fukuda/Estadão

Canonização relâmpago

Qual foi o milagre de São Francisco de Assis?

O santo que é celebrado nesta sexta-feira, 4 de outubro, foi canonizado menos de dois anos depois de morrer. Sua popularidade como fundador da Ordem dos Frades Menores, a ordem dos franciscanos, já era grande enquanto ele era vivo. Mas qual milagre é atribuído ao santo?

Foto: Clayton de Souza/Estadão

Milagres em vida

A São Francisco são atribuídos vários milagres, desde que ele era vivo. Diz-se, por exemplo, que ele tornou potável a água de uma fonte que até então jorrava líquido impróprio para beber, em uma cidade italiana.

Foto: Coleção Galleria Nazionale dell’Umbria, Perúgia (Itália)

Leprosos

Antes de se dedicar à religião, Francisco já havia tido uma experiência com um leproso. Naquela época, as vítimas de lepra eram isoladas da sociedade, pelo temor de contágio da doença. Em um passeio, Francisco encontrou um doente e prestou auxílio, sem se contaminar, como Cristo também fizera. Depois, diversos casos de cura da lepra foram atribuídos ao santo.

Foto: SEBRAE / DIVULGACAO

Doença nos olhos

Um dos milagres mais famosos atribuídos a São Francisco se refere a um italiano chamado Girolamo, que se curou de uma grave doença nos olhos após pedir a intercessão do santo.

Foto: Acervo Pinacoteca Civica, Ascoli Piceno (Itália)

Canonização relâmpago

Com tanta popularidade e milagres atribuídos a ele, Francisco foi canonizado em 16 de julho de 1228, menos de dois anos após sua morte, pelo Papa Gregório IX.

Foto: Ane Souz/PMOP

Por que 4 de outubro é dia de São Francisco?

São Francisco de Assis morreu em 3 de outubro de 1226, com aproximadamente 45 anos, vítima de problemas de saúde que surgiram ou se agravaram nos dois anos anteriores. Canonizado menos de dois anos depois, São Francisco é um dos santos católicos mais populares.

Foto: Prefeitura de Paulo Afionso

Procissão fluvial

O dia de São Francisco é comemorado em diversas partes do Brasil e do mundo. Uma das celebrações é a procissão fluvial pelo rio São Francisco, no município baiano de Paulo Afonso.

Produção e reportagem

Fabio Grellet