Foto: New Africa - stock.adobe.com/Adobe stock

Comida saudável

Abacaxi e tilápia: entenda as comidas criadas por cientistas da Embrapa

Pesquisadores criaram patê e salsicha feitos com partes da fruta e do peixe que normalmente são descartados. Do abacaxi, por exemplo, entre 65% e 75% da fruta são jogados fora, depois de extraído o suco ou a polpa.

Foto: Peixe Tilápia Que É Criada No Tanque. Foto: Roosevelt Cássio/AE

30% é filé

A parte valiosa da tilápia é o filé, que corresponde a 30% do peixe. Os outros 70% não têm valor comercial considerável e, em geral, são usados para fabricar farinha de peixe e ração. Na cadeia produtiva do peixe, perde-se 35%, o dobro do perdido na cadeia bovina.

Foto: Tomas May/Embrapa

Patê

O patê utiliza proteína animal e fibra alimentar do abacaxi, que são saudáveis e têm boa capacidade de serem digeridos. Além disso, tem menor teor de gorduras e menor valor energético que os produtos disponíveis no mercado nacional, além de ser de fácil preparo.

Foto: Tomas May/Embrapa

Salsicha

Outro produto desenvolvido pelos cientistas da Embrapa é a salsicha de tilápia com fibra de abacaxi. Ela é feita com carne mecanicamente separada de tilápia-do-nilo e farinha de resíduo de abacaxi, com teor reduzido de sódio e sem utilização de corantes.

Foto: Angela Furtado/Embrapa

Apresuntado

Mais uma receita criada pelos pesquisadores é o apresuntado de tilápia. Nesse caso, o aproveitamento é só do peixe, e não envolve abacaxi nem outro produto. É moldado na forma cilíndrica, cozido e conservado sob refrigeração.

Foto: Tomas May/Embrapa

Procura-se parceiro

A receita foi desenvolvida pelos cientistas, que agora tentam encontrar um parceiro comercial para produzir o patê em grande escala. A proposta pode interessar a agroindústrias processadoras de abacaxi, desidratadoras de frutas e processadoras de filé de tilápia.

Foto: M.studio - stock.adobe.com/Adobe stock

Quer saber mais sobre a ciência e alimentos?

Clique aqui.