Foto: Clayton de Souza/Estadão
Confira exemplos de como o aquecimento global está transformando o planeta, segundo pesquisas científicas.
Foto: Dalius Baranauskas/Adobe Stock
Estudo publicado em fevereiro mostra que o derretimento da camada de gelo da Groenlândia, pode causar um colapso das correntes oceânicas do Atlântico e levar partes da Europa a uma intensa onda de frio dentro de algumas décadas.
Foto: Fernando Sette/Divulgação
Mais de um terço das espécies de árvores do mundo estão ameaçadas de extinção, apontou um estudo feito pela União Internacional para a Conservação da Natureza. Agricultura, exploração de madeira e urbanização são as principais ameaças.
Foto: Werther Santana/Estadão
Um estudo da Universidade de Bristol (Reino Unido) indica que, em 250 milhões de anos, o planeta Terra ficará tão quente e seco, com temperaturas atingindo os 70°C, que a maioria dos mamíferos - incluindo humanos - não conseguirá sobreviver.
Foto: Clayton de Souza/Estadão
O aquecimento global pode também estar não apenas elevando os riscos de elevação do nível do mar, como aumentando a velocidade desse processo. Isso porque as águas oceânicas, cada vez mais quentes, estão se infiltrando nos mantos de gelo da Antártida.
Foto: LANCE/EOSDIS/NASA
As temperaturas na superfície da Antártida Oriental chegaram a atingir 28ºC acima do normal durante uma onda de calor registrada em julho. O evento é considerado uma anomalia, e um exemplo preocupante de como o mundo está se aquecendo.
Foto: Daniel Teixeira/Estadão
Entenda por que a poluição que aquece o planeta está crescendo no ritmo mais rápido da história
Caio Possati