Foto: Jeferson Durán Fuentes
Animal nunca antes visto foi encontrado por pesquisadores vivendo a uma profundidade de 5 a 20 metros.
Foto: Eliete Soares/Unesp
A anêmona foi encontrada durante expedição de alunos da Unesp a Ubatuba, litoral norte de São Paulo. Batizada como Antholoba fabiani, da nova família Antholobidae, foi encontrada há dois anos, mas registrada em 2024, em artigo publicado na revista Marine Biodiversity.
Foto: Jeferson Durán Fuentes
“Foi quase um acidente, pois não estávamos procurando a espécie”, conta Sérgio Nascimento Stampar, professor de Ciências Biológicas da Faculdade de Ciências da Unesp Bauru. “É algo muito raro de acontecer, em especial em um local tão povoado.”
Foto: EVELSON DE FREITAS/ESTADÃO
Para Stampar, a descoberta alerta para o desconhecimento de espécies presentes em áreas com intenso povoamento e muito exploradas comercialmente. “Essa espécie poderia até mesmo ser extinta sem ser conhecida.”
Foto: Ricardo González-Muñoz
Comprovar que se tratava de nova espécie e nova família não foi tarefa fácil. Isso porque as anêmonas apresentam grande variação morfológica.
Foto: Jeferson Durán Fuentes
A nova anêmona possui coloração marrom na coluna e tentáculos brancos, além de uma parte do corpo, chamada disco oral, ter um formato de copo, diferenciando-a de outros exemplares já conhecidos.
Foto: Obee/Adobe.Stock
As anêmonas desempenham um papel crucial à biodiversidade por limparem o oceano, se alimentando de pedaços de organismos, e por servirem de abrigo e alimento para inúmeras espécies.
Giovanna Castro