Foto: MARIO VAZQUEZ
Sol foi completamente encoberto pela Lua por alguns minutos. Visibilidade foi completa em partes do México, Estados Unidos e Canadá. Fenômeno não foi visível no Brasil.
Foto: MARIO VAZQUEZ
O eclipse total do Sol é um fenômeno em que a Lua cobre completamente a estrela, deixando algumas regiões do planeta em uma escuridão momentânea.
Foto: Isaac Esquivel
Nesta segunda-feira, 8, o evento foi visível em alguns pontos do hemisfério norte, como México, Estados Unidos e Canadá. A observação do fenômeno mobilizou milhões de pessoas nessas áreas.
Foto: Andrew Kelly
Para ver o eclipse total sem causar prejuízos aos olhos, a Nasa recomendou utilização de equipamentos adequados com filtros apropriados para visualização direta do Sol.
Foto: Eric Gay
Os eclipses solares são comuns. Eles se dão pelo movimento de rotação da Terra, a depender da posição dos astros. Mas a faixa de observação pode ser reduzida, tornando a observação total relativamente rara em cada localidade.
Foto: Henry Romero
Os eclipses sempre atraem muitos espectadores. Este ano, milhões de pessoas se mobilizaram para assistir ao fenômenos durante os poucos minutos em que ele esteve visível.
Foto: Divulgação/Observatório Espacial Heller&Jung
Quer saber mais sobre astronomia e ciência? Acesse o site do Estadão.
Giovanna Castro