Ciência

Fóssil de ‘primo’ dos jacarés é achado no Brasil; veja qual é é

Parvosuchus aurelioi habitou a região onde hoje é o Rio Grande do Sul antes da era dos dinossauros, que viveram há 230 milhões de anos

Foto: Matheus Fernandes Gadelha/Universidade Federal de Santa Maria

Espécie similar a jacarés e crocodilos

“Esse é um grupo de animais que não são diretamente ancestrais de jacarés e crocodilos, mas estão na mesma árvore evolutiva”, diz Rodrigo Müller, paleontólogo da Universidade Federal de Santa Maria, responsável pelo estudo.

Foto: Matheus Fernandes Gadelha/Universidade Federal de Santa Maria

Quais eram as características do animal?

Os Parvosuchus aurelioi tinham cerca de um metro de comprimento e pesavam entre 4kg e 8 kg. Os dentes em forma de punhal revelam características de um carnívoro e o tamanho pequeno sugere que caçava presas pequenas.

Foto: Matheus Fernandes Gadelha/Universidade Federal de Santa Maria

Porte físico chama a atenção

“O interessante é que, ao contrário da espécie descoberta, a maioria dos animais dessa linhagem são de grande porte. Alguns chegam a sete metros de comprimento. Não havia registros de animais carnívoros dessa linhagem tão pequenos”, afirma Müller.

Paleontólogo amador

O nome da nova espécie é uma homenagem ao médico Pedro Aurélio, entusiasta da paleontologia que não atua de forma profissional. Ele encontrou o fóssil do animal em Paraíso do Sul e o enviou à universidade como doação.

Foto: Rodrigo Temp Müller/Universidade Federal de Santa MAria

Surpresa boa

“Não estava esperando encontrar também o crânio do animal e isso foi bem legal. Como o crânio estava inteiro, foi possível trazer muita informação a respeito da anatomia do animal”, completa Müller.

Foto: Janaína Brand Dillmann/Universidade Federal de Santa Maria

Vestígios inéditos em solo brasileiro

Essa é apenas a quarta espécie descoberta de animais do grupo Gracilissuquideos em todo o mundo. Duas foram localizadas onde hoje é a China e outra foi encontrada na Argentina.

Foto: Rodrigo Temp Müller/Universidade Federal de Santa Maria

Próximos passos

A pesquisa agora vai se debruçar ainda mais sobre o crânio para, com o auxílio de tomografias, responder mais perguntas sobre as características encefálicas do animal.

Foto: Matheus Fernandes Gadelha/Universidade Federal de Santa Maria