Foto: Editora Gradiva

Ciência

5 livros escritos por vencedores do Prêmio Nobel

Lista divulgada pela fundação responsável pelo prêmio traz opções interessantes de leituras para os amantes de ciência. Três deles têm tradução em português.

Foto: JeanLuc - stock.adobe.com

O Prêmio Nobel

Mais importante prêmio de reconhecimento a contribuições à ciência e à humanidade, o Prêmio Nobel existe desde 1901 e é organizado todos os anos por instituições suecas e norueguesas. Hoje, são seis categorias: Medicina, Física, Química, Literatura, Paz e Economia.

Foto: Editora Unesp

‘O Que É a Vida?’, de Erwin Schrödinge

O austríaco Erwin Schrödinge recebeu o Nobel de Física de 1933 por desenvolver a teoria das partículas duais, junto à equação da propagação, também conhecida como equação da onda. Em seu livro ‘O Que É a Vida?’, ele tenta explicar a existência como um fenômeno empírico.

Foto: Kane/Miller Book Publishers

‘How to Win a Nobel Prize’, de Barry Marshall

Também austríaco, Marshall foi Nobel de Medicina em 2005. Ele descobriu a bactéria Helicobacter pylori como origem da úlcera péptica - antes, a causa era atribuída a hábitos de vida e alimentares, como estresse e comida picante. ‘How to Win a Nobel Prize’ (Como Ganhar um Prêmio Nobel, em tradução livre) não tem versão nacional, mas fala sobre como criar cientistas desde a infância.

Foto: Editora Gravida

‘Os Primeiros Três Minutos’, de Steven Weinberg

Steven Weinberg é um físico americano vencedor do Nobel em 1979 por ter elaborado a teoria que unifica interações eletromagnéticas, comuns no cotidiano, e fracas, ligadas à radioatividade. Em seu livro, que tem tradução em português, ele fala sobre a teoria do Big Bang e a formação do universo.

Foto: Editora Zahar

‘A Dupla Hélice: Como Descobri a Estrutura do DNA’, de James Watson

Nobel de Medicina em 1962, o americano Watson descobriu a estrutura do DNA, de dupla hélice, e relata o feito em seu livro (há tradução em português). Ele se envolveu em polêmicas, fazendo afirmações racistas e negacionistas, mas a descoberta é considerada uma das mais relevantes até hoje.

Foto: W. W. Norton & Company

‘Black Holes and Time Warps: Einsteins Outrageous Legacy’, de Kip Thorne

O americano Thorne recebeu o Nobel de Física em 2017, junto de dois cientistas - o grupo detectou pela primeira vez as ondas gravitacionais. Seu livro, sem tradução em português, fala sobre buracos negros, distorções temporais e outras curiosidades científicas a partir do que a teoria de relatividade, de Einstein ensina.

Foto: Acervo Fapesp

Quer saber quem foram os brasileiros que receberam indicação para receber um Prêmio Nobel e o que eles descobriram? Confira no Estadão.

Leia mais

Reportagem e produção

Giovanna Castro