Foto: Editora Gradiva
Lista divulgada pela fundação responsável pelo prêmio traz opções interessantes de leituras para os amantes de ciência. Três deles têm tradução em português.
Foto: JeanLuc - stock.adobe.com
Mais importante prêmio de reconhecimento a contribuições à ciência e à humanidade, o Prêmio Nobel existe desde 1901 e é organizado todos os anos por instituições suecas e norueguesas. Hoje, são seis categorias: Medicina, Física, Química, Literatura, Paz e Economia.
Foto: Editora Unesp
O austríaco Erwin Schrödinge recebeu o Nobel de Física de 1933 por desenvolver a teoria das partículas duais, junto à equação da propagação, também conhecida como equação da onda. Em seu livro ‘O Que É a Vida?’, ele tenta explicar a existência como um fenômeno empírico.
Foto: Kane/Miller Book Publishers
Também austríaco, Marshall foi Nobel de Medicina em 2005. Ele descobriu a bactéria Helicobacter pylori como origem da úlcera péptica - antes, a causa era atribuída a hábitos de vida e alimentares, como estresse e comida picante. ‘How to Win a Nobel Prize’ (Como Ganhar um Prêmio Nobel, em tradução livre) não tem versão nacional, mas fala sobre como criar cientistas desde a infância.
Foto: Editora Gravida
Steven Weinberg é um físico americano vencedor do Nobel em 1979 por ter elaborado a teoria que unifica interações eletromagnéticas, comuns no cotidiano, e fracas, ligadas à radioatividade. Em seu livro, que tem tradução em português, ele fala sobre a teoria do Big Bang e a formação do universo.
Foto: Editora Zahar
Nobel de Medicina em 1962, o americano Watson descobriu a estrutura do DNA, de dupla hélice, e relata o feito em seu livro (há tradução em português). Ele se envolveu em polêmicas, fazendo afirmações racistas e negacionistas, mas a descoberta é considerada uma das mais relevantes até hoje.
Foto: W. W. Norton & Company
O americano Thorne recebeu o Nobel de Física em 2017, junto de dois cientistas - o grupo detectou pela primeira vez as ondas gravitacionais. Seu livro, sem tradução em português, fala sobre buracos negros, distorções temporais e outras curiosidades científicas a partir do que a teoria de relatividade, de Einstein ensina.
Foto: Acervo Fapesp
Quer saber quem foram os brasileiros que receberam indicação para receber um Prêmio Nobel e o que eles descobriram? Confira no Estadão.
Giovanna Castro