Foto: Nilton Fukuda/Estadão

Ciência

Quem são os 8 professores da USP na lista de mais influentes do mundo

Avaliação da consultoria britânica Clarivate Analytics se baseia no número de citações pelos pares ao longo da última década

Foto: Tiago Queiroz/Estadão

Carlos Augusto Monteiro

O professor emérito da Faculdade de Saúde Pública aparece pela quinta vez consecutiva na lista. Sua produção científica inclui o desenvolvimento da classificação NOVA, que agrupa os alimentos de acordo com o grau de processamento.

LEIA MAIS

Foto: FSP/USP

Eurídice Martínez Steele

Pós-doutoranda na Faculdade de Saúde Pública, a bióloga estuda a associação entre o consumo de alimentos ultraprocessados e impactos negativos para a saúde.

VEJA REPORTAGEM

Foto: Nupens/USP

Geoffrey Cannon

O especialista em saúde pública e em políticas internacionais em alimentação é coautor, junto com Carlos Monteiro, de artigos sobre o projeto NOVA e alimentos ultraprocessados.

SAIBA MAIS

Foto: UdeM/Divulgação

Jean-Claude Moubarac

Professor adjunto em Nutrição Pública e Internacional na Universidade de Montreal (UdeM) e colabora com o Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde (Nupens) da USP e com o Transnut, grupo da Organização Mundial da Saúde.

LEIA REPORTAGEM

Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Maria Laura da Costa Louzada

A professora doutora do Departamento de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública e também pesquisadora do Nupens realiza estudos sobre os efeitos do ultraprocessamento dos alimentos nas condições de vida e na saúde.

LEIA MAIS

Foto: Gerhard Waller

Pedro Henrique Santin Brancalion

O professor associado do Departamento de Ciências Florestais da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz é vice-coordenador do Pacto pela Restauração da Mata Atlântica e membro da Academia Brasileira de Ciências. Atua nos temas de manejo e restauração economicamente viável.

VEJA REPORTAGEM

Foto: Arquivo pessoal

Raul Dias dos Santos Filho

Professor do Departamento de Cardiopneumologia da Faculdade de Medicina, dirige a Unidade Clínica de Lípides do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas (Incor) e atua como pesquisador do Hospital Israelita Albert Einstein.

SAIBA MAIS

Foto: Arquivo pessoal

Renata Bertazzi Levy

É pesquisadora científica no Departamento de Medicina Preventiva da FMUSP, atua na área de Saúde Coletiva, com ênfase em epidemiologia nutricional, principalmente nos temas de consumo de alimentos, ambiente alimentar e sustentabilidade.

LEIA REPORTAGEM

Produção

Juliana Domingos de Lima