Foto: Arquivo pessoal/Letícia Cristina Corrêa

DESCOBERTA

Pesquisadores descobrem no Morumbi o sítio arqueológico mais antigo de SP; veja imagens

Um pedaço de carvão guiou arqueólogos à história do sítio arqueológico mais antigo que se tem conhecimento na cidade de São Paulo

Foto: Divulgação/USP

Descoberta

Cerca de 80 centímetros abaixo do solo, pesquisadores do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo (MAE-USP) e da empresa Zanettini Arqueologia encontraram uma peça de 3.800 anos, resultado de atividade humana.

Foto: Arquivo pessoal/Paulo Zanettini, Astolfo Gomes de Mello Araujo e Letícia Cristina Correa

Carvão

De acordo com os pesquisadores, o carvão encontrado é de um período no qual o espaço funcionava como uma espécie de pedreira por povos caçadores e coletores, que tinham alta mobilidade.

Foto: Acervo pessoal/Paulo Zanettini

Amostras

As peças encontradas no sítio são restos de pedra lascada da produção ou o instrumento que utilizavam para manipular este tipo de rocha. As amostras mais recentes são de 800 anos atrás.

Foto: Arquivo pessoal/Letícia Cristina Corrêa

Utilidade na época

Rica em sílica, a pedra facilita o trabalho do artesão e podia ser lascada com maior facilidade.

Foto: Letícia Cristina Correa/Zanettini Arqueologia

Visitação

As pesquisas arqueológicas no local somam 3 mil amostras que podem ser visitadas no Centro de Arqueologia de São Paulo (CASP).

Foto: Daniel Teixeira/Estadão

Traçado das ruas do Morumbi

A história do sítio começou em 1960, quando o engenheiro Caspar Hans Luchsinger encontrou objetos de pedra lascada durante o loteamento e arruamento de um dos bairros da região do Morumbi.

Foto: Reprodução/Zanettini Arqueologia

Para saber mais sobre a revelação do sítio arqueológico mais antigo que se tem conhecimento na cidade de São Paulo e está localizado no bairro do Morumbi, clique no link abaixo.

Saiba mais